Stabilo sublinha o papel de mulheres de que provavelmente nunca tinhas ouvido falar

Uma campanha singular da clássica marca de marcadores de feltro.

Se há uma lição que temos de tirar sobre os registos dos grandes acontecimentos históricos é que o mais importante raramente é o mais evidente. A mise en scene e o enquadramento a que as fotografias de grandes eventos obrigam relegam, para papéis secundários ou para o preenchimento de fundo pequenos, grandes heróis que merecem ser sublinhados. E é isso que faz a nova campanha da Stabilo aos clássicos marcadores de feltro, destacando no meio de multidões que ficaram para a história, mulheres que tenham tido um papel singular.

É que a ideia da marca nasceu não só da tradição que se criou com a ponta das suas canetas – sublinhar em preenchimento – mas também da tradição oral, com preceitos machistas revelada em expressões como “por trás de um grande homem está sempre uma grande mulher”. Cruzando os universos, a Stabilo procura trazer com o poder do seu amarelo fluorescente as mulheres para o primeiro plano da história.

Toda a gente conhece a expressão “Por trás de todo grande homem existe uma grande mulher”. Mas o que isso significa? Que o homem é sempre o herói e a mulher a ajudante? A verdade é que muitas vezes as mulheres foram simplesmente ofuscadas, e as suas ações e sucessos não são mencionados. 2018 é o ano para reescrever a história: com Stabilo Boss.

Assim, em três peças de imprensa distintas e com um grafismo assinalável – o chamado clássico instantâneo –, a marca assinala o papel de três mulheres de que provavelmente nunca tinhas ouvido falar: Lisa Meitner, uma das responsáveis pela descoberta da fissão nuclear e que viu o seu companheiro receber um prémio Nobel; Katherine Johnson, a matemática responsável pelos cálculos de regresso em segurança da missão Apollo 11; e Edith Wilson, a segunda mulher do Presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, que assumiu a presidência depois de complicações de saúde do seu marido.

O trabalho tem a assinatura da agência internacional DDB, mais concretamente da sucursal de Düsseldorf e do director criativo Dennis May.