Performance é arte em discurso directo, sem truques. Silvia Strass mostra-o em Lisboa

A artista brasileira Silvia Strass trouxe a sua "Vernissage Descoberta" a Lisboa. Até dia 13 de Julho no EKA Palace.

Silvia Strass Lisboa

Nos anos 1960 e 1970, para fugir à formalidade das expressões artísticas da altura e pela necessidade de um discurso directo, sem truques, surge a performance. Surge a poesia para o toque, ensaios, pensadores, ideias, objectos, mostras, vidas e histórias que eram abordadas com uma profundidade que levou criadores e intérpretes a quebrar convenções, movimentos e até o próprio corpo. Até hoje.

Claro que, hoje em dia, é mais complexo falar de performance, as convenções misturam-se e no que toca à história do Homem e das suas Artes até já é costume dizer que já foi tudo inventado. Mas a performance continua viva, e como não poderia deixar de ser, a cidade continua a ser um bom palco para artistas abrirem o peito. E Lisboa não é excepção. 

No passado dia 6, assistimos, no EKA Palace, à performance de apresentação da nova exposição da artista brasileira Silvia Strass.

A performance e a exposição de Silvia tratavam o mesmo tema. Na realidade, a exposição vem da performance e a performance só existe para que a exposição aconteça. Silvia Strass é artista plástica, com uma pesquisa sobre a palavra, a escrita, a caligrafia e o corpo. A exposição, de nome “Vernissage Descoberta”, mostra-nos o resultado desse laboratório de escrever com a pele, em auto-retratos sobre o casamento da palavra com o toque. São retratos sobre a pele, sobre a escrita que teima em perseguir-nos.

A exposição conta também, para além das peças de Silvia, com fotografias da também artista Gabriela Cais Burdmann. Aqui, algumas fotografias da exposição e performance de apresentação da “Vernissage Descoberta”, que podes encontrar até dia 13 de Julho, no EKA Palace:

Silvia Strass encanta-nos desde 1984, tendo as suas raízes bem profundas no Brasil. Inspirada por afecto, sorriso, poesia, pele e abraço, lança-se agora para o mundo, levando consigo a sua bagagem de artista plástica, escritora, tatuadora, ilustradora e performer.

Conhece mais do seu trabalho em silviastrass.com.

Fotos de Teresa Lopes da Silva