Microsoft lança Surface Go, uma espécie de “iPad Pro” com Windows

O Surface Go apresenta um ecrã de 10 polegadas, funciona com caneta e teclado e é o mais barato da sua família: 460 euros.

Microsoft Surface Go

A Microsoft continua a actualizar a sua poderosa linha de hardware e lançou esta semana um novo Surface: o mais pequeno e mais acessível de todos em termos de preço. O Surface Go custa a partir de 460 euros no mercado português e apresenta um ecrã de 10 polegadas, sensivelmente do mesmo tamanho do do iPad Pro mais pequeno.

Pesando apenas 522 gramas (mais leve que o iPad Pro supra referido) e com uma espessura de 8,3 mm (superior à do produto homólogo da Apple), o Surface Go apresenta um ecrã com resolução 1800×1200 pixels e suporte para a já famosa caneta da Microsoft – Surface Pen – com 4096 pontos de sensibilidade, baixa latência e alta precisão.

O Surface Go não é somente um tablet, podendo também transformar-se num computador portátil quando é usado com o teclado em tecido Alcântara, que pode ser adquirido em separado (100 euros para a versão Black e 130 euros para as versões Burgundy, Cobalt Blue e Platinum). A Surface Pen também é vendida em separado por 115 euros em Portugal.

Surface Go, tablet ou portátil?

Este híbrido da Microsoft vem com processador de 7ª geração Intel Pentium Gold 4415Y, permite até 9 horas de autonomia e está disponível em duas configurações no que toca à memória RAM e ao armazenamento interno: 4 GB de RAM e 64 GB de espaço; ou 8 GB de RAM e 128 GB de espaço. Quanto a ligações, o Surface Go vem com uma entrada USB-C, outra de 3,5 mm para auscultadores e também um leitor para cartões MicroSD. O equipamento em também uma porta Surface Connect para carregamento.

O Surface Go é o Surface mais pequeno da Microsoft, a pensar na portabilidade, e completa a linha da marca, que inclui também o Surface Pro (um tablet que tem um ecrã de 12 polegadas), o Surface Laptop (um portátil não-híbrido de 13,5 polegadas), o Surface Book (um portátil híbrido de 13,5 ou 15 polegadas) e o Surface Studio (um PC fixo de 18 polegadas). O modelo Go é desenhado para a produtividade em movimento, diz a Microsoft, quer seja a estudar numa biblioteca, a trabalhar num avião ou a partilhar conteúdo numa reunião de equipa.

O Surface Go vai estar disponível a partir de 28 de Agosto, podendo já ser adquirido em pré-venda. A versão de 4 GB de RAM custa 460 euros; a de 6 GB fica a 620 euros.