HBO prepara entrada em Portugal e está a contratar

Poderá chamar-se HBO Now ou HBO Portugal. Poderá estar associado a uma operadora ou não. Ainda pouco se sabe sobre o que será lançado, mas a HBO vem mesmo para Portugal.

HBO Portugal
HBO

O canal norte-americano HBO, que também disponibiliza um serviço de streaming semelhante ao do Netflix, está a preparar a sua entrada em Portugal. No LinkedIn, há quatro vagas para a “HBO Portugal” que, segundo a Meios&Publicidade, servirão para constituir equipa local, baseada em Lisboa, para iniciar operação no mercado português.

Segundo as ofertas de emprego publicadas no LinkedIn – um director de marketing, um gestor de projecto, um coordenador de redes sociais e um responsável de vendas –, a equipa da HBO Portugal irá reportar à HBO Europe, que já actua em vários países europeus, incluindo Espanha.

Tom Nielsen, vice-presidente de relações públicas da HBO Europe, disse à Meios&Publicidade que será disponibilizada a sua plataforma OTT (over-the-top), isto é, uma plataforma de streaming que dá acesso aos conteúdos do canal. Nos EUA, a HBO tem duas ofertas: o HBO Go, que está associado a uma operadora; e o HBO Now, que pode ser usado sem um serviço de TV por subscrição. Em Espanha, a oferta chama-se HBO España e está disponível desde o final de 2016 apenas para clientes Vodafone. Não se sabe se em Portugal o modelo a seguir será o mesmo.

Será um serviço de streaming, mas ainda se sabe pouco

A HBO já distribui para o nosso país através de uma parceria com o canal TVSéries, detido pela operadora NOS. Não seria, por isso, de estranhar que fosse lançado um HBO Portugal, semelhante à oferta no país vizinho, em exclusivo para clientes NOS. Mas também poderá ser lançado o HBO Now, independente de operadora. À Meios&Publicidade, o responsável não adiantou detalhes sobre a plataforma OTT a ser disponibilizada em Portugal, remetendo para mais tarde esses esclarecimentos. Mas fonte do canal TVSéries adiantou ao Dinheiro Vivo que está a ser revisto o “âmbito da nossa parceria com a HBO”.

O Dinheiro Vivo avança também que uma HBO Portugal deverá arrancar em 2019, ano que é referido também pelo Observador. O canal norte-americano é conhecido por séries como Game of Thrones, Westworld, Big Little Lies, Girls; mas também pelos seus documentários e mini-filmes. O Observador diz que a parceria entre o TVSéries e a HBO já terminou, tendo a assinatura “Home Of HBO” desaparecido da comunicação do canal e tendo existido menos estreias no canal português.

Com ou sem exclusividade de uma operadora, o HBO Now ou HBO Portugal irá permitir o acesso às séries, documentários e mini-filmes da HBO em multi-plataforma. Se o modelo for semelhante ao de Espanha e de outros territórios semelhantes ao português, poderá custar 6,99 euros/mês e, além de conteúdos da HBO, deverá ter de outros distribuidores.