45 guiões de filmes clássicos completamente disponíveis online

A iniciativa da Shore Scripts segue uma outra, da Script Reader Pro, que no ano passado havia disponibilizado vários guiões de obras de referência.

guiões de filmes clássicos

A Shore Scripts, uma organização da indústria filmográfica focada na promoção e incentivo à escrita para cinema, disponibilizou recentemente 45 guiões de alguns dos filmes mais conceituados no panorama internacional para consulta e download.

A iniciativa da Shore Scripts segue uma outra, da Script Reader Pro, que no ano passado havia disponibilizado outros 50 guiões de filmes de referência. Se no primeiro pacote, chamemos-lhe assim, podíamos encontrar obras como Eternal Sunshine of a Spottless Mind ou Lost in Translation, agora é a vez de guiões de obras clássicas ganharem o seu lugar online – por exemplo, A Clockwork Orange ou Goodfellas.

A ideia é fornecer aos aspirantes a guionistas uma forma diferente de aprendizagem, permitindo-lhes contactar directamente com algumas das obras referência na área – algo que nem sempre é fácil ou possível, visto que o guião é um passo intermédio na criação de um filme, acabando muitas vezes por ser relegado a segundos planos de importância.

Ao contactar directamente com peças escritas por alguns dos mais prestigiados escritores para cinema, os interessados em processo de aprendizagem podem, desde logo, assimilar algumas das técnicas mais frequentes ou preceitos que numa via formal de aprendizagem pudessem não ficar tão claros.

No total deste lançamento de 45 filmes, são abordados nove géneros de cinema pelos quais se dividem os títulos apresentados. The Lion King, Mean Girls, Hotel Rwanda, The Birds, The Matrix, Goodfellas e 8 Mile são alguns dos títulos que se encontram disponíveis para download, mostrando a variedade da biblioteca à prova de qualquer elitismo.