Wikipédia chegou a 1 milhão de artigos em português

A Wikipédia em português ou a Wikipédia lusófona, como lhe prefiras chamar, tem cerca de 350 milhões de visitas por mês.

Wikipédia

A maior enciclopédia online, uma plataforma livre a que qualquer um pode aceder e para a qual qualquer um pode contribuir, tem agora mais de 1 milhão de artigos em português. O marco foi atingido na passada terça-feira, 26 de Junho, e celebrado pela Wikipédia.

A versão em português da Wikipédia é a 15ª maior em número de artigos entre os 298 idiomas diferentes na qual está traduzida. O artigo nº 1 000 000 é intitulado “Perdão de Richard Nixon”, que, segundo se lê na Wikipédia, foi a clemência total e incondicional emitida em 1974 pelo então Presidente norte-americano Gerald Ford ao seu antecessor por quaisquer crimes que pudesse ter cometido contra os EUA enquanto Presidente – durante o escândalo de corrupção de Watergate.

A marca do 1 milhão de artigos já tinha sido ultrapassada, anteriormente, em outras línguas, como o inglês, o alemão, o francês, o russo e o espanhol. Sem grandes surpresas, a maior Wikipédia é a inglesa com mais de 5,6 milhões de entradas.

Já o domínio wikipedia.org é o 5º mais visitado no mundo, o 12º mais visitado no Brasil e o 8º em Portugal, sendo a popularidade semelhante noutros países de língua portuguesa. A Wikipédia em português ou a Wikipédia lusófona, como lhe prefiras chamar, tem cerca de 350 milhões de visitas por mês, sendo cerca de metade feitas a partir de dispositivos móveis.

Um trabalho contínuo

Numa nota comemorativa, os editores da Wikipédia em português escrevem que, desde o lançamento da enciclopédia global em 2001, “não aumentou apenas o número de artigos, mas também a qualidade da informação nesses artigos”, que se têm tornado mais completos, melhor formatos e com mais fontes.

“O trabalho de reciclagem é constante e artigos que não satisfazem os critérios mínimos são reescritos ou eliminados. Existem diversos processos de avaliação, revisão e controlo das alterações de conteúdo, de forma que edições mal-intencionadas são detectadas e desfeitas”, referem, acrescentando que na Wikipédia em português existem hoje mais de 2 mil artigos avaliados como excelentes pela própria comunidade, “que definitivamente superam em qualidade os respectivos artigos em enciclopédias comerciais”.