União Europeia está a oferecer 15 mil bilhetes de Interrail

Candidaturas estão abertas até dia 27 de Junho para quem tenha 18 anos ou venha a completá-los até 1 de Julho.

Foto de Josh Nezon via Unsplash

A Comissão Europeia tem 15 mil passes de Interrail para oferecer a 15 mil jovens que tenham completado ou venham a completar os 18 anos até 1 de Julho deste ano. Os interessados só têm de preencher um formulário de candidatura e de responder a cinco perguntas sobre a Europa.

Essas questão estão relacionadas com o Ano Europeu do Património Cultural, actividades da Comissão Europeia ligadas aos jovens e as eleições europeias de 2019 para o Parlamento Europeu. Para facilitar a selecção dos vencedores em caso de empate, há uma sexta questão.

As candidaturas online abriram dia 12 de Junho e estão abertas até dia 27. Os 15 mil seleccionados por um júri da Comissão Europeia serão anunciados e notificados no início de Julho. Os felizardos poderão fazer o Interrail entre Julho e Setembro deste ano com uma duração máxima de 30 dias e atravessar até 4 fronteiras; terão de visitar pelo menos um Património Cultural Europeu, partilhar a sua aventura nas redes sociais, tornar-se embaixadores do movimento “DiscoverEU” e disponibilizar fotografias da sua experiência para uma exposição a ter lugar Parlamento Europeu.

Se preenches os requisitos de idade e estás interessado num Interrail pela Europa, podes tentar a tua sorte e conhecer todas as condições desta oferta neste site. O passe grátis de Interrail inclui apenas os custos de viagens que, são em média, de 255 euros – tudo o resto (alojamento, alimentação e seguros) ficam a cargo dos aventureiros.

Esta iniciativa resultou no âmbito de uma proposta que caiu no Parlamento Europeu no final de 2016 para oferecer um Interrail a todos os jovens europeus no seu 18º aniversário. A Comissão Europeia diz que esta iniciativa de oferecer 15 mil passes, num investimento de 12 milhões de euros, é apenas o início e que o objectivo é dar a oportunidade a todos os jovens de 18 anos de viajar pela Europa, numa experiência que lhes permita conhecer outras culturas e dinâmicas sociais.