A Nova SBE tem uma nova marca, uma nova forma de estar no mundo

A Nova SBE da Universidade Nova de Lisboa apresentou a sua nova linha de comunicação, com um design inovador, limpo e que transmite todos os seus valores.

Nova SBE é uma das seis faculdades da Universidade Nova de Lisboa e é por muitos considerada uma das mais prestigiadas faculdades portuguesas na área da economia e gestão. A poucos meses de inaugurar o seu novo campus, em Carcavelos, a instituição decidiu reformular toda a sua identidade visual e apostar num novo horizonte, uma nova forma de estar graficamente no mundo.

No final de Maio, a Nova SBE apresentou a sua nova imagem gráfica. Depois de vários meses de análise e trabalho árduo, foi pela voz de Daniel Traça, Director (Dean) da Nova SBE, que o auditório com dezenas de pessoas conheceu aquela que seria a nova identidade visual desta instituição.

De acordo com as suas palavras, toda a redefinição que a imagem gráfica da instituição sofreu começou por uma análise do que já existe lá fora. O objectivo passou por perceber os seus concorrentes e a forma como estes já comunicam, no sentido de criar uma distância e, simultaneamente, uma marca com projecção global, sem sair de dentro do país.

 

 

Paula Delgado foi a estratega responsável por todo o processo de renovação da estratégia de marca e comunicação da Nova SBE, que se prolongou durante 14 meses. Alumni desta faculdade, a estratega diz que desde sempre reconheceu a disrupção como característica desta instituição em comparação com as restantes, na medida em que mantém um alinhamento internacional, mesmo estando sediada em Portugal. Como tal, o objectivo do projecto passou por dar corpo a esta inovação e distinção para o mundo, através de uma nova linha comunicativa.

Foi então criada uma marca que reflecte os valores, a cultura e as crenças que identificam a Nova SBE e que, paralelamente, lhe confere um aspecto contemporâneo. Qual a permuta de toda esta linha? “A Clear Horizon”: um novo horizonte, uma nova forma de ver o mundo, uma nova forma de estar perante o mundo. Com um discurso sedutor e atractivo, esta nova imagem da instituição caracteriza-se pelo seu aspecto jovem, curioso e optimista.

Mantendo referência à sua antiga imagem, esta nova fase da Nova SBE continua com o azul e o vermelho como as suas cores principais. Contudo, no sentido de mostrar que, efectivamente, existe um novo horizonte, foram adicionadas novas cores à sua paleta. Além disso, as suas composições incluem também novos elementos gráficos, como ilustrações, distribuídos de forma diferente e que procuram ilustrar o campus espaçoso e inspirador.

A Nova SBE quis-se elevar, descobrir novos territórios e mostrar que, efectivamente, existe um novo horizonte. Ficaste curioso sobre a nova imagem da instituição? Fica então com este vídeo:

 

Para saberes mais sobre este projecto, podes ler os blogposts criados pelos responsáveis.

Once upon a time, there was a brand named Nova SBE