Todas as capas do New York Times desde 1852 dão uma impressionante timelapse

Mais que uma timelase com 60 mil capas do Times, este trabalho de Josh Begley é um pequeno resumo da história da imagem no jornalismo.

55 segundos é o tempo que é preciso para ver todas as capas do New York Times desde 1852. O auto-intitulado “data artist” Josh Begley é o autor desta impressionante timelapse que simultaneamente documenta a história do surgimento da imagem no jornalismo. No vídeo percebemos que a forma das notícias mudou desde o século XIX, tornando-se progressivamente mais visual na transição do século XX para o XXI.

A timelapse começa no ano 1852, pouco depois de o New York Times ter publicado pela primeira vez – a estreia do maior jornal do mundo data de 18 de Setembro de 1851. Desde então, e até ao início do século XX as primeiras páginas do NY Times foram só à base de texto, só depois chegou a ilustração à mão e a fotografia, primeiro a preto-e-branco e depois a cores.

O New York Times publicou a sua primeira foto na capa em Maio de 1910, o ano em que Portugal recebia a Primeira República e em que o aviador norte-americano Glenn Curtiss realizava a primeira corrida aérea nos EUA, em torno do rio nova-iorquino Hudson.

Mais que uma timelase com 60 mil capas do Times, este trabalho de Josh Begley é um pequeno resumo da história da imagem no jornalismo.