Metro de Lisboa vai ser 24h no Santo António e até às 3 durante o Rock In Rio

Mais mobilidade na capital durante este mês de Junho.

Foto de Miguel Rasteiro via Flickr

Nos dias 23, 24, 29 e 30 de Junho, Lisboa recebe mais uma edição do Rock In Rio e, mesmo que não vás ao festival, há uma boa notícia se estiveres pela capital: o Metro vai estar aberto até às 3 da manhã nos dias do festival com serviço nas quatro linhas e comboios de 6 em 6 minutos. Já na noite de Santo António, de 12 para 13 de Junho, o metropolitano não vai fechar portas: será 24 horas também em todas as linhas e com serviço reforçado.

Metro nos dias do Rock In Rio

Quer vás ao Rock In Rio ou simplesmente sair à noite nos dias do festival, o Metro de Lisboa pode ajudar-te a voltar para casa, pois estará aberto em todas as linhas até às 3 da manhã – são mais duas horas depois da hora habitual de fecho, 1 da manhã. Todas as linhas estarão funcionais com cerca de 30 do total de 56 estações abertas.

Metro na noite de Santo António

O Metro de Lisboa vai abrir às 6h30 de dia 12, como é habitual, e só voltará a fechar à 1 da manhã de dia 14. Estará, por isso, a funcionar ininterruptamente na noite de Santo António com comboios de 6 carruagens em todas as linhas e algumas estações abertas:

  • Na Linha Azul: Pontinha, Carnide, Colégio Militar, Jardim Zoológico, Praça de Espanha, Restauradores, Terreiro do Paço e Santa Apolónia;
  • Na Linha Verde: Telheiras, Alvalade, Areeiro, Anjos, Martim Moniz, Rossio e Cais do Sodré;
  • Na Linha Amarela: Odivelas, Senhor Roubado, Lumiar, Entre Campos, Campo Pequeno e Rato;
  • Na Linha Vermelha: Aeroporto, Moscavide, Oriente e Chelas.

Abertas estarão também as estações que fazem ligação entre duas linhas: São Sebastião (Vermelha + Azul), Marquês de Pombal (Amarela + Azul), Campo Grande (Amarela + Verde), Saldanha (Vermelha + Amarela), Alameda (Vermelha + Verde) e Baixa-Chiado (Verde + Azul).

O Metro de Lisboa acrescenta que vai aumentar a número de comboios e reduzir os tempos de espera face ao serviço habitual – a partir das 19 horas na Linha Azul, a partir das 20 horas na Linha Amarela, a partir das 20h30 na Linha Verde e a partir da 1 da manhã na Linha Vermelha. O intervalo mínimo entre comboios será da 1 hora às 6h30 de 10 minutos e 45 segundos, e o máximo de 12 minutos e 30 segundos.

Também a Carris vai reforçar Carris durante Junho, o mês dos Santos Populares. A partir das 18h30, as carreiras 714 e 727  circulam nos dois sentidos via Av. D. Carlos I até à Av. 24 de Julho, e Largo de Santos para a Calçada Ribeiro dos Santos, enquanto que a carreira 774 segue o percurso dos autocarros da carreira 714. Já a carreira 706 circula no sentido Santa Apolónia via Cais do Sodré, Praça Duque de Terceira, Av. 24 Julho – fora do corredor BUS e sem paragens – e Av. D. Carlos I, onde retoma o seu percurso. Já no sentido Cais do Sodré, este autocarro circula via Av. D. Carlos I, Rua da Boavista, Rua S. Paulo, Travessa do Corpo Santo, Corpo Santo, Av. 24 Julho e Cais do Sodré.

Foto de Miguel Gil via Flickr