Uma das praias mais famosas da Tailândia vai fechar devido a “danos causados por turistas”

Os acessos à conhecida Maya Bay, do filme The Beach, vão estar encerrados pelo menos durante os meses de Junho, Julho e Agosto.

A praia de Maya Bay, na Tailândia, foi cenário do filme The Beach, com Leonardo DiCaprio

O objectivo é recuperar as longas épocas de danos ambientais causados pelo excesso de turismo. O acesso à praia de Maya Bay, na ilha tailandesa de Koh Phi Phi Le, vai estar fechado a barcos de turistas a partir de hoje e durante os meses de Junho, Julho e Agosto.

Segundo o jornal The Guardian, Maya Bay recebe até 5 mil visitantes por dia – a maioria dos turistas chega de barco a partir de Phuket ou de Koh Phi Phi Don. O turismo desta praia aumentou bastante desde que foi cenário do filme The Beach, onde Leonardo DiCaprio interpreta um turista norte-americano que encontra um paraíso intocado, perfeito, que na vida real nada tem a ver com o seu retrato cinematográfico.

Por enquanto, esta medida vai ser apenas implementada durante a época baixa da ilha (de Junho a início de Setembro), de forma a permitir a recuperação dos recifes de coral. Cerca de 80% dos recifes da Tailândia foram destruídos, tendo como principais causas a construção de hotéis à beira-mar, as âncoras de barcos e os resíduos de plástico deitados ao mar.

Foto de Cosima Zimmermann via Flickr

Apesar de já terem sido postas em prática acções do mesmo género noutras praias tailandesas, esta é a primeira vez que os turistas serão efectivamente proibidos de chegar a Maya Bay de barco. O único acesso passa a ser através de uma outra praia na zona sul da ilha – Loh Samah Bay –, onde os barcos podem atracar. O passeio é de cerca de um quilómetro.

Thon Thamrongnawasawat, vice-reitor da Faculdade de Pescas da Universidade de Kasetsart, em Banguecoque, afirma que asolução ideal” seria fechar a baía permanentemente. Thon tem sido firme na defesa da necessidade de proteger os parques marinhos da Tailândia e tem alertado para o risco do turismo de massas. Durante uma visita a Maya Bay, em 2016, descreveu a praia como estando “tão densamente lotada” que ficou “sem palavras”.

No entanto, como o turismo é uma enorme fonte de rendimento para a Tailândia, as autoridades não têm intenção de fechar a praia para sempre. “Não vamos fechar-nos ao turismo para sempre, mas temos que fazer algo para salvar nosso mar, e temos que começar em Maya Bay, disse Thamrongnawasawat, que é também assessor do departamento de parques nacionais da Tailândia, à BBC.