China bloqueia HBO depois de John Oliver ter gozado com o bloqueio do… Winnie The Pooh

Em 2017, o Governo chinês bloqueou o Winnie The Pooh. Este ano, John Oliver mencionou o assunto no seu programa na HBO e o site do canal está agora bloqueado na China.

John Oliver

O Governo chinês é conhecido por restringir o acesso dos cidadãos a determinados conteúdos online que não lhe sejam favoráveis e, em 2017, ligou a “máquina de censura” para bloquear o Winnie-The-Pooh. Apesar de aparentemente inofensivo, o ursinho amarelo estaria a ser usado por alguns em comparações com o Presidente chinês, Xi Jinping, nas redes sociais.

Apesar de este caso do Winnie The Pooh e do Governo da China ser uma notícia de 2017, voltou a ser relevante depois de John Oliver ter pegado no assunto num segmento dedicado a Xi Jinping no seu programa Last Week Tonight na HBO, tendo levado a um novo bloqueio chinês.

O New York Times avança que o site da HBO está bloqueado na China depois de John Oliver ter comentado o caso do Winnie The Pooh. “Aparentemente, Xi Jinping é muito sensível em relação à sua semelhança com o Winnie The Pooh”, disse o comediante britânico no canal de televisão norte-americano. “Nem tenho a certeza se a semelhança é muita, para ser honesto. Mas o facto de ele se ter chateado com isso significa que as pessoas nunca vão parar de mencioná-lo.”

Segundo a plataforma Greatfire.org, o bloqueio do site da HBO na China aconteceu este sábado, dia 22 de Junho. Na China, o HBO.com é apenas um site promocional, não oferecendo qualquer acesso a conteúdos da HBO. Na China, a HBO é distribuída através da subsidiária HBO Asia; este canal não está disponível na maioria das casas chinesas, apenas em hotéis e edifícios do género. O programa de John Oliver, escreve o New York Times, nunca foi incluído na programação da HBO Asia, que, apesar da distribuição limitada na China, não terá sido afectada por esta restrição do site da HBO. Já na semana passada a página de John Oliver na rede social chinesa Weibo tinha sido banida.