Browser Brave junta-se ao Tor para uma navegação “muito mais privada”

Com uma "Private Tab with Tor", podes usar a web sem que o teu chefe, a directora da escola, a tua operadora ou o dono do café onde foste saibam o que andaste a fazer.

Brave Tor

Já te falámos do Brave, o browser que rejeita o modelo de publicidade vigente na Internet e que redobra a atenção à privacidade e segurança da nossa navegação, favorecendo ligações HTTPS e bloqueando trackers e anúncios. Agora, voltamos a referi-lo porque há uma novidade no browser que promete uma navegação “muito mais privada”.

Browsers como o Chrome ou o Firefox têm o chamado “modo incógnito” ou “janela privada“, que te permite navegar na web sem que os sites que visitas, os respectivos cookies e informação que inseres em formulários fiquem guardados na aplicação. No entanto, a tua actividade online não é escondida dos sites a que acedes, da tua operadora ou, caso tenhas usado um computador partilhado, da empresa ou escola a que este pertence; em contraponto, também os sites visitados continuam a receber informações sobre a rede em que te conectas.

Para uma navegação realmente privada – leia-se anónima – na web, existe a rede Tor, que o browser Brave se prepara adoptar. A funcionalidade chama-se “Private Tab with Tor”, está a ser testada na versão 0.23 da aplicação e é um separador que oferece uma navegação “muito mais privada”. Isto é, quando estás a usar uma “Private Tab with Tor” o teu endereço IP não é partilhado com os sites que visitas e a tua operadora também não tem acesso à tua actividade online. Num separador Tor, ficas também mais protegido de seres vigiado quando estás a usar uma ligação partilhada, seja num hotel, num café ou no teu escritório.

O uso do Tor pode, contudo, tornar a tua navegação mais lenta e alguns sites podem não funcionar. Outro pormenor importante é que, por defeito, o motor de busca pré-definido numa “Private Tab with Tor” é o DuckDuckGo, uma espécie de “Google” mas sem toda a parte de tracking e de anúncios desta.

No Brave, ao contrário de outros browsers, quando queres navegar em privado não tens de abrir uma janela. Podes ter tudo numa mesma janela, incluindo um separador normal com um separador privado, e ainda um separador privado com Tor ao lado.

“Private Tab with Tor” é uma funcionalidade do Brave ainda em beta e, tal como o restante código, está disponível de forma livre e gratuita no GitHub. Se esta integração do Tor no Brave te oferece uma navegação “muito mais privada”, para uma experiência ainda mais privada nada melhor que o browser completo do Tor.