A BBC lançou uma app onde a rádio e os podcasts convivem

Disponível para iOS e Android, o BBC Sounds junta numa só app rádio em directo, programas e podcasts.

BBC Sounds

Hoje a rádio não se ouve apenas no rádio e não se limita à emissão em directo. Pode ser ouvida online, no telemóvel, e existem podcasts que nos dão a opção de escutar os nossos programas favoritos quando e onde quisermos. Não há dúvidas de que a Internet, em geral, e os serviços de streaming, em particular, mudaram o panorama de consumo de música – e não só. A BBC está a preparar-se para essa nova era com uma aplicação que junta rádio e podcasts num só destino.

O BBC Sounds irá substituir a antiga aplicação iPlayer Radio, lançada há cinco anos, antes de toda a gente estar a falar de podcasts e de plataformas como o Spotify ou o Apple Music existirem ou serem populares. Disponível para iOS e Android, esta aplicação permite sintonizar qualquer uma das 18 rádios nacionais ou das 40 rádios locais da BBC em directo, bem como escutar programas isolados ou podcasts, organizados por categoria ou estado de espírito (“Funny Chat”, “Upgrade Your Life”, “Live Sessions”, “Dance Mixes”…).

A app incorpora algumas das funcionalidades a que já estamos habituados noutras aplicações de música, rádio ou podcasts. Por exemplo, se deixas um podcast a meio, da próxima vez que abrires o BBC Sounds irás encontrá-lo de imediato para prosseguires a tua escuta. A app vai igualmente alertar-te sobre novos episódios dos podcasts e programas que subscrevestes (num feed intitulado “My Sounds”), bem como recomendar-te coisas novas para ouvires com base no teu histórico e em inteligência artificial (na secção “Recommended For You”).

Com o BBC Sounds, podes também criar listas de reprodução daquilo que queres escutar. Para já, não existe modo offline, mas a BBC prevê adicionar em breve a possibilidade de descarregar conteúdo para consumir quando não se está ligado à Internet. Outra funcionalidade igualmente prevista é a integração com serviços como o Chromecast ou o CarPlay.

O BBC Sounds é um sinal de que a BBC está atenta aos novos tempos e se quer adaptar. Em Portugal, a RTP tem vindo a apostar na plataforma RTP Play, que reúne conteúdos de televisão e rádio. No iTunes, é possível encontrar podcasts de alguns dos programas ou rubricas da estação pública portuguesa de rádio. Já no Spotify, a Antena 3 disponibiliza um conjunto de playlists temáticas, criadas com base na sua programação diária. Contudo, não existe um sítio que centralize todos os conteúdos de rádio da RTP, pensado para os novos hábitos de consumo. O BBC Sounds pode ser uma boa referência.