Chegou a app que permite andar nos transportes públicos do Porto

O Anda dá-te a garantia de pagar o menor valor possível, no final de cada mês, pelas viagens realizadas, sem precisares de conhecer todas as tarifas existentes.

Anda app Porto

Tinha sido anunciada em Janeiro e agora está disponível na Play Store. O Anda é uma aplicação para Android que permite usar o smartphone para andar nos transportes públicos do Porto, como os autocarros da STCP, o Metro e os a rede urbana da CP.

No fundo, o Anda vai ser compatível com todos os operadores de transporte no Grande Porto que usem o sistema Andante. Com a aplicação será possível pagar viagens, dispensando o cartão físico. Ao entrar no metro, num autocarro ou noutro meio de transporte, deves aproximar o telemóvel ao validador, mantendo-o imóvel a 2-3 cm de distância, até que se acenda uma luz verde e seja emitido um som de validação correcta. Durante a validação, deves tentar não movimentar o telemóvel nem encostá-lo totalmente ao validador para que o processo corra bem.

Com a aplicação, não precisas de te preocupar com as tarifas, pois o Anda tratará de te apresentar no final do mês o menor valor possível a pagar pelas viagens realizadas. A app irá escolher o tarifário mais vantajoso economicamente para cada trajecto que faças de transporte público. Não tens de conhecer as regras, nem de te preocupares se conseguires confiar na tecnologia – só tens de andar nos transportes públicos do Porto com o teu telemóvel.

De notar que, infelizmente, para iniciares uma viagem em qualquer meio, tens de ter o NFC, o Bluetooth e a localização ligadas no smartphone, bem como acesso à internet. Na aplicação do Anda, irá surgir uma notificação de viagem iniciada.

O pagamento é feito no final do mês, existindo duas modalidades: cartão de crédito ou cartão de débito. Se optares por esta segunda via, tens de associar o teu cartão de débito ao teu número de telemóvel num terminal Multibanco para o serviço Anda –  as instruções de como fazê-lo podem ser encontradas na app. Automaticamente, no final de cada mês, será debitado directamente na conta conta bancária do titular.

Podes descarregar o Anda através da Play Store, seguindo este link.