Comunidade WordPress vai reunir-se no Porto num evento à sua medida

O WordCamp Porto 2018 promete ser diferentes de todos os outros WordCamps realizados em Portugal e até fazer inveja a algumas das edições que acontecem lá fora.

Os WordCamps são eventos que acontecem um pouco por todo o mundo organizados pelas comunidades locais de programadores e entusiastas de WordPress, que decidem juntar-se para conversar sobre o tema, conhecer as tendências e alargar horizontes. Em Portugal, costumam ser organizados WordCamps em Lisboa e Porto, e o próximo será já nos dias 18 e 19 de Maio.

O WordCamp Porto 2018 promete ser diferente de todos os outros WordCamps realizados em Portugal e até rivalizar com algumas das edições que acontecem lá fora. O encontro terá lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e divide-se em sessões ao longo dos dois dias – no dia 18 existirá apenas uma sessão por hora; no dia 19 decorrerão duas sessões em simultâneo; o programa completo pode e deve ser consultado aqui.

Entre as sessões, existirão os habituais intervalos para café e almoçar – oportunidades perfeitas para falar com os oradores convidados e conhecer os restantes participantes (ou seja, o chamado networking). No dia 19, existirão ainda dois workshops para quem não percebe nada de WordPress e quer montar um site, e um workshop para jovens dos 9 aos 15 anos.

Entre os temas que serão abordados no WordCamp Porto 2018, está o Gutenberg, o futuro editor de textos do WordPress que já pode ser experimentado através de um plug-in antes de ser lançado para toda a comunidade. Existirá uma sessão no dia 18 só dedicada ao Gutenberg com Miguel Fonseca, um dos programadores responsáveis, e outra em que explorará a integração entre o Gutenberg e o WooCommerce, um dos mais conhecidos plug-ins de e-commerce do WordPress.

Design Patterns, SEO, JavaScript, o novo Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) e o jornal económico ECO enquanto caso de estudo de WordPress serão outros dos temas abordados ao longo deste WordCamp Porto 2018, que contará com Alain Schlesser, Chris Lema, Zé Fontainhas, as equipas de programadores do Gutenberg e do WooCommerce, Marieke Van de Rakt, Cory Miller, Nuno Morgadinho, Ricardo Castelhano, Fernando Angulo, Ivelina Dimova, entre outros oradores.

O bilhete para o WordCamp custa 35 euros e dá acesso a tudo (incluindo almoços), excepto aos workshops. O workshop para iniciados já está esgotado; o para jovens custa 5 euros e ainda dispõe de algumas vagas.

Podes comprar o teu bilhete aqui.