Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Donald Trump cancelou a tão esperada cimeira em que se iria encontrar pela primeira vez com o líder norte-coreano, Kim Jong-Un.
O comunicado, emitido pelo presidente dos Estados Unidos, esta manhã, dá conta de que Trump não pretende comparecer ao encontro agendado para 12 de Junho, em Singapura, devido à “tremenda fúria e hostilidade demonstradas no mais recente comunicado” feito pela liderança norte-coreana.
A letter from the President to Chairman Kim Jong Un: "It is inappropriate, at this time, to have this long-planned meeting." pic.twitter.com/3dDIp55xu1
— The White House (@WhiteHouse) May 24, 2018
Os comentários da vice-ministra dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, Choe Son-hui, direccionados ao vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, onde o terá descrito como “ignorante e estúpido”, terão sido uma das mais fortes razões para o cancelamento do encontro entre Trump e o seu homólogo. As reacções de Choe Son-hui referiam-se às declarações que Pence fez em entrevista à Fox News, onde disse que a relação dos EUA com a Coreia do Norte irá terminar como o modelo líbio se Kim Jong-Un não fizer um acordo. As palavras de Mike Pence foram vistas como uma ameaça pela liderança norte-coreana.
Nas últimas semanas, Kim Jong-Un já havia ameaçado, por várias vezes, cancelar a cimeira devido à pressão para abandonar o seu programa nuclear. Na missiva publicada via Twitter, na conta oficial da Casa Branca, Donald Trump afirma que “o mundo perdeu uma oportunidade de paz duradoura” e avisa a Coreia do Norte que os EUA dispõem de um arsenal nuclear “poderoso e massivo” que espera nunca ser usado.
Apesar da possibilidade de não realização do evento já ter sido anunciada, esta terça-feira, por Trump, o presidente dos EUA assegura que Kim Jong-Un ainda se encontra “comprometido com a desnuclearização” – como de resto dão conta notícias do dia de hoje.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, já se pronunciou sobre o assunto e pediu que o diálogo entre as duas nações continue, de forma a chegar a uma “desnuclearização pacífica e verificável” da península da Coreia.
After cancellation of planned meeting between leaders of US and DPR Korea, @antonioguterres urges the parties to continue their dialogue to find a path towards the peaceful and verifiable denuclearization of the Korean Peninsula.
— UN Spokesperson (@UN_Spokesperson) May 24, 2018