Vem aí a Semana do Empreendedorismo de Lisboa. Descobre como aproveitar

De 14 a 18 de Maio, há dezenas de eventos para aproveitares na capital. De blockchain a fabricação digital, é só escolheres.

A Lisboa empreendedora de 2011 não igual à Lisboa de 2018. Há mais start-ups, mais incubadoras, mais espaços de co-work, mais investimento por parte da Câmara Municipal na área do empreendedorismo e inovação. Lisboa está hoje em altas – tem atenção internacional, tecnológicas a quererem fixar-se cá e eventos gigantes como o Web Summit.

Mas o empreendedorismo de Lisboa não se pode celebrar apenas numa semana em Novembro, pelo que todos os anos, desde 2011, realiza-se em meados de Maio a Semana do Empreendedorismo de Lisboa: cinco dias durante os quais o ecossistema se junta em vários cantos da cidade, promovendo iniciativas abertas não só a quem faz parte dessa comunidade mas também para quem está fora dela. De 14 a 18 de Maio, existirão eventos sobre fintech, mobilidade, impressão 3D, blockchain, robótica, empreendedorismo social e muito mais. São dezenas de iniciativas pela cidade.

Seis edições depois, a Semana do Empreendedorismo de Lisboa mantém o propósito de disseminar o sentimento e envolvimento de todos os actores do ecossistema lisboeta, promovendo a economia da capital e posicionando-a a uma escala internacional. A sinergia criada entre uma enorme diversidade de eventos, parceiros e público pretende mostrar a energia e vitalidade de Lisboa enquanto uma das cidades mais competitivas, inovadoras e criativas a nível europeu. Como habitual, a Semana do Empreendedorismo de Lisboa arrancará no dia 14 de Maio, às 16h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa com uma síntese do que esperar nos dias seguintes e uma radiografia do ecossistema empreendedor.

Para esse debate, foram convidados responsáveis de eventos que marcam a agenda da cidade, como o Web Summit, Rock In Rio, Lisbon Investment Summit e Landing Festival, start-ups portuguesas e internacionais que estão a escalar globalmente a partir de Lisboa, e ainda grandes empresas globais que estão fazer da capital portuguesa um laboratório de inovação aberta. A entrada é livre mas limitada aos lugares disponíveis.

O programa completo desta 7ª edição da Semana do Empreendedorismo de Lisboa pode ser consultado em sel.madeoflisboa.com. Em baixo, alguns destaques:

Uma hora de mentoria por dia

Precisas de ajuda em design, dicas sobre novos espaços de trabalho ou de um empurrão para levares o teu negócio na área das Indústrias Criativas para a frente? Fernando Mendes, fundador do Coworklisboa, vai oferecer uma hora diária de mentoria. Será nas instalações do Coworklisboa, no LX Factory, durante todos os dias da semana às 14 horas. Só tens de te inscrever através do e-mail fm@coworklisboa.pt.

E uma forma alternativa de financiamento?

O financiamento é uma palavra de ouro no mundo das start-ups e, quando se juntam as metodologias tradicionais (como os business angels) ao crowdfunding, nasce a Seedrs – uma empresa portuguesa que vale a pena conhecer pela plataforma inovadora que oferece às start-ups. Na Seedrs, estas podem criar páginas ao estilo de uma campanha de crowdfunding onde, à vista de todos, os investidores podem conhecer melhor os projectos e fazer investimentos, em troca de uma fatia de equidade na empresa. A Seedrs vai apresentar esta alternativa de financiamento num evento promovido nos seus escritórios (Avenida 5 de Outubro, 125) no dia 14 de Maio às 18 horas, com o apoio da Startup Portugal. Podes registar-te neste encontro, de entrada gratuita, aqui.

Mobilidade com dados abertos

A mobilidade numa cidade pode ser melhorada com tecnologia inteligente e baseada em dados abertos. É esse um dos motes da iniciativa Smart Open Lisboa, promovida pela Câmara Municipal, que no dia 15 de Maio, às 9 horas, promoverá um workshop com um especialista em mobilidade urbana. Será na Beta-i.

Queres meter as mãos na massa?

O FabLab Lisboa, localizado no Mercado do Forno do Tijolo, irá promover ao longo da Semana três workshops para quem gosta da chamada “fabricação digital”. No dia 15 de Maio, às 11 horas será sobre como preparar o fatiamento de objectos em máquinas de corte laser ou fresadoras CNC, e às 14h30 poderás aprender a usar a máquina de corte laser de forma rápida e sintética. Já no dia 17 de Maio, às 16 horas, terás a oportunidade de usar e experimentar as máquinas analógicas “quentes”, como uma máquina de termoformagem a vácuo, outra de corte por fio quente e ainda uma heat press maker.

Tens uma start-up? Faz um pitch gratuito

A equipa da Startup Lisboa quer ouvir novas ideias de negócio e convida toda a comunidade de empreendedores – nacionais e estrangeiros – a virem até às instalações da incubadora na Baixa para fazer um pitch e receber feedback por parte de quem conhece bem o meio. Poderás obter ajuda sobre os próximos passos a seguir e eventuais melhorias do pitch. A morada é o número 80 da Rua da Prata. Começa às 12 horas.

Robótica? Drones?

A Lisboa Robotics Talk vai ter a sua 2ª edição durante a Semana do Empreendedorismo, às 15 horas, no Lispolis (localizado em Telheiras). Será um ponto de encontro da comunidade ligada à robótica nas suas várias vertentes, com espaço para os drones. Serão discutidos tópicos relacionados com facetas utilitárias ou lúdicas, ou a investigação e a componente comercial em torno dos veículos voadores não tripulados. O evento contará com dois painéis de discussão, e um momento de apresentação e demonstração do estado da arte.

Ajudar os outros: empreendedorismo social

O CoWork Baldaya começou a funcionar em Fevereiro em Benfica, descentralizando para esta zona da cidade o espírito empreendedor. No dia 16 de Maio, durante todo o dia, vai convidar a comunidade local de Benfica para um dia diferente. Séniores e lojistas irão partilhar com os 30 empreendedores do CoWork os seus problemas e preocupações. No final do dia, poderão levar para casa soluções que melhorem o seu bem-estar ou ajudem o seu negócio a chegar mais longe. Haverá ainda música e aperitivos a acompanhar um pôr-do-sol animado nos jardins do Palácio Baldaya. As inscrições podem ser feitas para coworkbaldaya@jf-benfica.pt.

Ainda nesta lógica de empreendedorismo social, haverá um seminário sobre o tema, no qual poderás perceber que tipo de empreendedorismo é este, afinal. Será no dia 16, às 12 horas, no auditório IPAM (Estrada da Correia, 53), com Susana Costa, que criou o jogo de cartas INCLU, e Filipa Pires de Almeida, a representar o IES Social Business School.

Blockchain

As possibilidades da tecnologia de blockchain, como a descentralização dos dados afecta as transacções e o que muda nos modelos de negócio serão temas de conversa em mais um encontro promovido pela Startup Portugal nesta Semana do Empreendedorismo. Vai ser na incubadora Beta-I no dia 17 de Maio, às 18 horas; entrada gratuita mediante registo aqui.

E uma festa

O Second Home Lisboa, no Mercado da Ribeira, vai ser a melhor forma de terminar a Semana do Empreendedorismo: em família. Será no dia 18 de Maio, a partir das 17h30. Toda a comunidade está convidada para um momento de networking, acompanhado por bebidas e música, pelo pôr-do-Sol tão característico de Lisboa e pelo agradável ambiente que é este espaço de co-work. Reclama o teu convite através do events.lisboa@secondhome.io.

(conteúdo patrocinado por Made Of Lisboa)