MEO envia mensagens de teste por engano e, no final, pede desculpa

A operadora enviou mensagens de alerta de incêndios aos seus clientes. Tudo não passou de um teste de preparação para o sistema que vai chegar no dia 1 de Junho.

MEO fogooooooooo fujam

As operadoras nacionais vão começar a enviar mensagens de alerta em caso de catástrofes, como incêndios florestais, e pelo menos o MEO já começou a testar o serviço internamente. Durante esta quarta-feira, alguns clientes da operadora detida agora pela francesa Altice reportaram ter recebido SMS estranhos de um remetente identificado como “TestPT1”.

Numa das mensagens enviadas por engano, podia ler-se “fogooooooooo fujam”. Outras diziam coisas como “Mensagem de teste Teresa 2” ou “Mensagem de teste 04”. No Reddit, algumas pessoas reportaram o problema, que afectou também algumas pessoas da equipa do Shifter.

Tudo não passou de um teste por parte da operadora MEO. No início do próximo mês vai ser activo um novo sistema de alerta de catástrofes por SMS, cujos envios estarão a cargo das operadoras (MEO, NOS, Vodafone e NOWO). Na preparação deste novo serviço, o MEO terá montado internamente um sistema de envio de mensagens que acabaram por chegar aos seus clientes.

Seis horas após a sua primeira mensagem, a operadora apercebeu-se do erro e enviou uma mensagem a pedir desculpa aos seus clientes “Hoje foram enviados SMS de teste, por erro. Por favor ignore. Pedimos desculpa pelo incómodo”, podia ler-se. O número de destinatários afectos por este engano terá sido residual, afirma a operadora.

No dia 1 de Junho, as populações de zonas com maior risco de incêndios vão passar a ser avisadas, pelas suas operadoras, sobre os perigos, tal como comportamentos a adoptar em casos de emergência. Este novo sistema surge em resposta aos grandes incêndios que se registaram o ano passado um pouco por todo o país e na deficiente comunicação que havia entre a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) e as populações. O sistema de alertas funcionará também através de TV e rádio.