Light Phone 2: um telemóvel leve em funcionalidades e anti-dores-de-cabeça

O Light Phone 2 é um telemóvel para quem quer desconectar do seu smartphone. Tem o básico (chamadas, mensagens, alarmes...).

Light Phone 2 telemóvel

Num mundo sobrecarregado de notificações, tweets, Stories e outras distracções, desconectar pode ser uma solução para reestabelecer a nossa paz de espírito mas há outras formas de procurar o equilíbrio – desligar os dados móveis, desinstalar as apps de redes sociais, migrar para um “telemóvel de teclas” como o Nokia 3310 ou comprar um Light Phone.

Lançado em 2015 através de uma campanha de crowdfunding, o Light Phone é um telemóvel que faz apenas uma coisa: chamadas. É um equipamento com um design minimalista e um ecrã que, através de luzes, mostra um conjunto de números, fazendo, assim, lembrar uma calculadora. Agora, para quem procura um pouco mais que chamadas, vem aí Light Phone 2.

Apresentado também através de crowdfunding (onde pode ser adquirido por 300 dólares), o Light Phone 2 vai permitir enviar mensagens, aceder à lista de contactos e agendar alarmes, entre mais algumas funcionalidades que podem vir a ser desenvolvidas até ao lançamento efectivo do telemóvel – Abril de 2019. Integração com um serviço de partilha de viagens (como a Uber), a a possibilidade de ouvir playlists de música ou de obter direcções para chegar a um determinado lugar podem ser algumas dessas adições.

Apesar de fazer mais coisas que a sua primeira geração, a ideia é que o Light Phone 2 seja na mesma mais simples que um smartphone tradicional. O ecrã recorre à tecnologia e-ink, a mesma que encontramos nos leitores de e-books como o Kindle, para mostrar os menus e botões. O e-ink tem a vantagem de consumir pouca energia, pelo que é esperando que a bateria de 500 mAh do equipamento dure 5 dias em stand-by e “algumas horas” em chamadas.

O Light Phone 2 corre um sistema operativo próprio chamado LightOS e baseado em Android, suporta redes móveis 4G LTE, tem ligação Wi-Fi, um processador simples da Qualcomm, ligação USB-C, uma entrada para auscultadores e poderá também ter suporte para Bluetooth – o que poderá permitir integrações externas interessantes. O equipamento tem cerca de 91 mm de altura, 55 de largura e entre 6,5 e 7,5 mm de espessura. A sua construção é em alumínio anodizado e a sua cor poderá ser uma destas duas: branco ou preto.

Na campanha de crowdfunding em curso, já foram angariados mais de 1,5 mil milhões de dólares, ou seja, o objectivo foi superado em mais de 600%. O equipamento pode ser adquirido por 300 dólares em qualquer parte do mundo e deverá chegar aos apoiantes em Abril de 2019 – no mercado, o Light Phone 2 vai custar 400 dólares.

O Light Phone 2, tal como a sua primeira versão, está a ser comunicada como um segundo telemóvel, que podes ter com o teu smartphone para aqueles momentos em que queres uma descanso de todo o stress que este te pode causar. Apesar de o Light Phone 2 ter um cartão SIM próprio, podes definir no teu smartphone para que as chamadas e mensagens sejam reencaminhadas para o Light Phone 2 ou, caso a tua operadora o permita, pedir um SIM duplicado do mesmo número.