Google vai lançar uma nova versão do Google News: um único local para notícias

Nova app deverá unir o antigo Google News, o Google Play Newsstand e o YouTube News.

Google News nova versão

Arranca esta terça-feira o Google I/O, a principal conferência da Google para programadores, com a habitual keynote de abertura, onde o CEO Sundar Pichai e os restantes executivos da tecnológica apresentarão as novidades que chegarão aos serviços que diariamente usamos. São esperadas várias novidades, incluindo uma nova versão do Google News.

Segundo o site AdAge, a Google vai relançar o Google News, trazendo-o para os dias de hoje no que toca ao consumo de informação. Assim, o novo Google News deverá ter vídeo através da integração da secção de notícias do YouTube e privilegiar as páginas web que utilizem o AMP (Accelerated Mobile Pages), formato proprietário da Google. Nesta reformulação, é esperado ainda que a Google traga para o News as melhores funcionalidades da aplicação Play Newsstand, unificando, assim, num só vários produtos do mesmo âmbito.

Hoje, o universo de notícias da Google é disperso. O Google News é um portal que reúne as principais notícias dos órgãos de comunicação social online, numa variedade de temas, de política a ciência. Já o Google Play Newsstand permite às publicações editoriais criarem uma espécie de revista digital com um pouco de código. Há ainda o YouTube, em particular a sua secção “News”, e o formato AMP (Accelerated Mobile Pages), que a Google lançou em código aberto e que a indústria de media tem vindo a adoptar sob risco de descer no ranking do Google Search.

“É uma consolidação de todas as formas que existem para interagir com notícias na Google”, referiu um executivo em anonimato ao AdAge. “Existem muitos serviços da Google onde podes encontrar notícias e o que estamos a tentar fazer é colocá-los debaixo de uma única marca.” Esta estratégia de limpeza não é inédita na Google – o Google Photos, lançado em 2011, unificou ferramentas populares do Google+ e do Picasa Web Albuns.

O novo Google News deverá ter uma versão web e uma app para Android e iOS, à semelhança dos serviços já existentes. A ideia de um único lugar para acompanhar as notícias surge numa altura em que a Apple está a investir na sua aplicação Apple News e em que o Facebook está debaixo de fogo por causa de polémicas com as fake news, tendo no início deste ano anunciado mais conteúdos de amigos e menos publicações de páginas no News Feed. O site 9to5mac terá tido acesso ao logo do novo Google News, o mesmo que aparece na fotografia de capa deste artigo.