Google Lens vai permitir-te fazer “copy+paste” na vida real

Basta apontar a câmara para um texto, copiar e colar.

Imagina que tens um livro à tua frente e queres copiar algo que está lá escrito – no papel – para o computador. Podes transcrever e, no caso de ainda ser um bom pedaço de texto, demorar um pouco. Podes tirar uma foto e usar o Google Lens na app do Google Photos para traduzir digitalmente o que está escrito. Ou podes fazer simplesmente copy+paste com a câmara do telemóvel.

O Google Lens não será uma app isolada, mas antes um serviço que pode ser usado dentro de outras aplicações como o Google Photos ou no software da câmara do teu equipamento. Durante a conferência anual Google I/O, esta terça-feira, a Google anunciou que o Lens vai estar disponível na app nativa da câmara de alguns smartphones de fabricantes como a LG, a Nokia, a Samsung e a OnePlus, além, claro, dos da própria Google – nomeadamente o Pixel 2.

Assim, se tiveres um telemóvel com Google Lens na sua câmara, poderás simplesmente apontá-lo para a página de um livro, seleccionar o excerto que queres copiar e depois colá-lo numa qualquer app de texto. A Google exemplifica que podes usar esta funcionalidade para copiar receitas, passwords de Wi-Fi ou códigos promocionais em cartões.

Este “copy+paste” na vida real – por assim dizer – não é a única novidade do Google Lens que chegará aos telemóveis. O sistema, baseado em inteligência artificial e reconhecimento visual, vai ainda permitir-te usar a câmara do telemóvel para identificar coisas à tua volta, como livros, edifícios, obras de arte, peças de roupa, objectos de decoração, animais, etc.

Assim, o Google Lens pode ajudar-te a encontrar um objecto igual ou parecido ao que viste na casa de um amigo, uma camisa mais barata que aquela que estás a ver numa loja, a raça do cão da vizinha que te apareceu a pedir festas ou o nome de um edifício da tua cidade.