Google quer colocar Assistant a fazer chamadas por ti

Seja para marcar uma ida ao cabeleireiro ou reservar uma mesa num restaurante, o assistente da Google pode dar-te uma ajuda.

Google Assistant

A inteligência artificial ao serviço do utilizador continua a evoluir e a Google é uma das tecnológicas que mais está a investir neste campo com o Google Assistant, o assistente disponível para iOS e que vem pré-instalado em muitos smartphones Android. O Google Assistant consegue ajudar-nos com uma série de tarefas e, em breve, poderá inclusive fazer chamadas por nós.

A ideia não é o Google Assistant ligar à nossa namorada, mas sim fazer aquelas chamadas chatas para marcar uma ida ao cabeleireiro ou reservar uma mesa num restaurante. No Google I/O, a conferência anual da Google, esta terça-feira, foi apresentado um demo (em baixo) de como isto pode funcionar: dizemos ao Google Assistant o que queremos, ele faz a chamada e depois avisa-nos quando a marcação estiver feita, deixando-nos inclusive um lembrete no Google Calendar.

A parte mais impressionante de tudo isto é a naturalidade da voz do robô que se ouve na chamada. Do outro lado (seja no cabeleiro ou no restaurante), quem atende é um humano, mas a chamada é feita pelo Google Assistant, capaz de compreender as nuances da comunicação humana e de até entrar nesse “jogo”, com um “mmhmmm”, por exemplo.

Sundar Pichai, CEO da Google, referiu durante o I/O que o que a audiência assistiu não foi uma demo criada artificialmente mas sim uma chamada real e disse que a empresa tem estado a trabalhar nesta tecnologia há já alguns anos. Chamou-lhe Google Duplex. Ainda está numa fase inicial, podendo chegar aos nossos telemóveis este Verão mas claro, primeiro apenas em inglês.

O CEO da Google referiu que o Assistant consegue reagir de forma inteligente quando uma conversa não corre como esperado e até mostrou um desses exemplos na conferência (em baixo). Por outro lado, se o restaurante, por exemplo, tiver um serviço de reservas online, o assistente não vai fazer uma chamada mas antes utilizar esse sistema – a chamada é apenas um recurso para quando não existe mais nenhuma opção. Aqui podes saber mais como funciona o Google Duplex.