Esta app permite-te desenhar em 3D nos teus vídeos dando-lhes mais vida

Just A Line é uma experiência da Google em realidade aumentada que podes instalar no teu smartphone Android.

Snapchat e Facebook foram pioneiros em trazer a realidade aumentada (AR) para as câmaras dos nossos smartphones, lançando plataformas que permitem aos programadores desenvolver efeitos variados que os utilizadores podem depois aplicar nas suas fotos e vídeos. A Apple juntou-se a esta “festa” também com uma plataforma direccionada para programadores, através do ARKit, uma framework que facilita o desenvolvimento de apps baseadas em realidade aumentada. Já a Google está também a apostar numa abordagem semelhante com o ARCore.

O ARKit está disponível em todos os iPhones e iPads com iOS 11 e existem já uma panóplia de apps a tirar partido desta funcionalidade. No caso da Google, o ARCore está ainda a dar os primeiros passos. Just A Line é um desses passos: uma app desenvolvida por funcionários da Google e disponibilizada em código aberto, que mostra as potencialidades da realidade aumentada no Android ao mesmo tempo que procura puxar pela comunidade de programadores (não só têm aqui uma inspiração do que podem desenvolver, como código que podem usar para criar algo mais elaborado).

O Just In Line permite-te desenhar nos teus vídeos enquanto os gravas. Esses desenhos são incluídos em toda a dinâmica tridimensional do vídeo, com as dimensões reais que lhes conferiste, reajustando-se mediante o teu movimento com a câmara do telemóvel.

É tudo muito fácil e intuitivo. Enquanto gravas um vídeo a partir da aplicação, podes criar desenhos sobre ele que ficam automaticamente visíveis e inseridos no local onde os posicionaste. Desde uma simples linha até a um desenho mais complexo, os teus graffitis – se assim podemos chamar – assumem um papel tridimensional como se fizessem parte da realidade. Depois? Já conheces o processo: basta guardá-los e podes partilhar na rede social que quiseres.

O Just A Line é uma das experiências de realidade aumentada da Google, desenvolvido por alguns funcionários da tecnologia no âmbito do Google Creative Lab. Podes descarregá-lo a partir da Play Store (se tiveres um equipamento compatível com ARCore, como um Pixel 2 ou um Galaxy S9) ou sacar o APK através deste link (precisas de instalar primeiro o APK do ARCore).

Texto de: Fernando Leitão
Editado por: Mário Rui André