6 contas que deves seguir no Twitter para aprender coisas novas todos os dias

#FollowFriday: na boa tradição do Twitter, à sexta, dizemos-te contas para seguires.

“Há 4,9 milhões de utilizadores das redes sociais em Portugal” – diz-nos a Fundação Francisco Manuel dos Santos. E, desses, estima-se que 22% dos tenha conta no Twitter, a rede que muitos de vós conhece por ser a preferida de um tal de… Donald Trump.

Afinal, o que fazem os portugueses no Twitter? Ou melhor, o que podes fazer no Twitter? Se é óbvio que usamos o Instagram para partilhar a fotografia do sushi ou do pôr do sol, parece ser menos óbvio o partido que se pode tirar de uma rede onde dispomos de 280 caracteres para dizer coisas.

Tal como acontece com qualquer rede social o partido que dela tiramos relaciona-se com aquilo que procuramos. Ora, no Twitter, há um bocadinho de tudo. Até há contas que deves seguir se o teu foco é aprender coisas. Quais? Toma nota.

PORDATA @PORDATA

“A Pordata é um serviço público, destinado a todos que comungam do interesse em conhecer, com confiança e rigor, mais sobre Portugal.” – eis a informação disponibilizada na bio desta conta. E a verdade é que cumprem a promessa, podemos colocar questões e solicitar dados sobre este ou aquele tema. Os senhores respondem, sempre. E são bastante rápidos.

TED Talks @TEDtalks

Confesso que esta conta tem uma dupla função na minha vida: por um lado, todos os dias há partilha de links para talks com as quais sinto que posso aprender ou até desbloquear ideias; por outro lado, esta conta é responsável por algumas horas de procrastinação, no meu quotidiano. Num caso ou no outro it’s all about “Ideas worth spreading”

Edutopia @edutopia

És estudante, educador ou professor? Estás de alguma forma ligado ao sistema educativo? Esta conta é para ti. Há partilha de ideias e de artigos inspiradores para quem precisa de inovar nas suas actividades. E algumas ideias até nos inspiram no trabalho de equipa, seja qual for a área em que o desenvolvemos.

“Inspiration and information about what works in education.”

WHO @WHO

A World Health Organization tem muito para nos ensinar sobre saúde. Sim, sobre vacinas, sobre doenças – e também sobre o trabalho deste ramo da organização das Nações Unidas. Há um sentido muito pedagógico nos seus tweets e acreditem que já desmistifiquei algumas ideias à conta do follow que fiz a este perfil.

Daniel Pink @DanielPink

Daniel Pink é um conhecido autor ligado na área da gestão do trabalho e da ciência comportamental. Nos seus tweets partilha o seu trabalho académico mas também artigos publicados no seu website sobre ferramentas de trabalho, resolução de problemas, liderança, entre outros. É seguir!

90 Segundos de Ciência @90segundosPT

Queres saber o que fazem os investigadores portugueses? Nesse caso tens mesmo que seguir esta conta. Trata-se de uma produção da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, da Antena 1 e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier. Os temas são do mais variado que pode haver: afinal, tudo se investiga, certo?

E agora, se me permitem, vou até ao twitter para procrastinar um bocadinho. Li num artigo que procrastinar pode aumentar a produtividade – ou não…