Spotify reformula app a pensar nos utilizadores gratuitos

Lançamento deste "novo" Spotify acontecerá para iOS e Android.

O Spotify anunciou esta terça-feira, em Nova Iorque, a sua nova app para os seus mais de 90 milhões de utilizadores gratuitos (e para os subscritores pagos). Entre as novidades, está a possibilidade de quem usa o Spotify sem pagar de poder navegar à vontade dentro de 15 playlists personalizadas. Ou seja, poderás saltar músicas à vontade e ouvi-las pela ordem que quiseres.

Estas playlists incluem as populares “Discover Weekly”, “Release Radar” e “Daily Mix”, mas também algumas temáticas, como “RapCaviar”, “Ultimate Indie” ou “Alternative R&B”. O Spotify diz que estas 15 playlists são personalizadas para cada utilizador, com base nos seus gostos, e que estão em constante actualização – algumas delas, como o “Daily Mix”, têm músicas novas todos os dias.

A nova app do Spotify – que estará disponível globalmente para iOS e Android – tem uma navegação mais simples, assente em três botões: Home, onde são dadas sugestões aos utilizadores para ouvires; o Search, que permite encontrar as mais ouvidas ou fazer uma pesquisa por música, artista ou género; e o Your Library, onde encontras as tuas playlists e a tua biblioteca.

Nesta nova versão da sua aplicação para smartphone, o Spotify vai procurar obter ainda mais informação sobre os utilizadores gratuitos, de forma a poder entregar playlists e outros conteúdos mais personalizados. Assim, além de perguntar aos utilizadores para indicarem os seus artistas favoritos, tornará mais evidente a opção de gostar ou de esconder músicas ao longo da audição de uma playlist. A app também te dará sugestões de conteúdo a adicionar a novas playlists – quando crias uma e lhe dás um nome, o Spotify irá sugerir-te imediatamente algumas músicas.

A nova aplicação trará ainda uma opção de poupança de dados para quem tem um plano mais restrito. O lançamento do novo Spotify acontecerá globalmente para iOS e Android e deverá ser gradual, como é habitual neste tipo de coisas.