Festival Rádio Faneca: há um bom motivo para ir a Ílhavo em Junho

Manel Cruz, Cais do Sodré Funk Connection, Ermo, Tomara, Luís Severo, Birds Are Indie, Samuel Úria, Benjamim e Bruno Aleixo vão estar um fim-de-semana inteiro a animar as ruas de Ílhavo, num festival gratuito e que vale a pena conhecer.

Festival Rádio Faneca

Ílhavo é uma cidade litoral que vale a pena visitar em qualquer altura do ano, mas durante um fim-de-semana inteiro em Junho tem animação que nunca mais acaba no Festival Rádio Faneca. Na sua 6ª edição, marcada para os dias 8, 9 e 10 de Junho, estão prometidos concertos de Manel Cruz, Cais do Sodré Funk Connection, Ermo, Tomara e Luís Severo, e programas de rádio de Samuel Úria, Benjamim ou dos criadores de Bruno Aleixo.

O Festival Rádio Faneca é um evento de entrada gratuita que gira em torno de uma rádio que é provisoriamente montada no jardim central de Ílhavo. A emissão de três dias serve de balanço para a programação que decorre por todo o centro histórico de Ílhavo. Há concertos no jardim, mas também nos becos – pequenos espaços escondidos entre as casas. Há actividades para crianças, jogos durante a tarde, jantares em casas de habitantes de Ílhavo que decidem abrir as portas a desconhecidos, e outras actividades criadas pela comunidade e que criam comunidade.

Manel Cruz, ex-vocalista dos Ornatos Violeta, regressa aos palcos a solo e com um novo disco e é o “cabeça-de-cartaz” do primeiro dia de festival, que termina com o DJ Set de 20_Age, o nome atrás do qual Fernando Alves, radialista da Rádio Universidade de Coimbra, se esconde. O dia 9 de Junho leva a música aos becos com MOTIV, Psychtrus, Tomara e Ermo. Na noite de sábado, o palco é da banda vencedora do concurso de bandas Rádio Faneca (que decorre até 15 de Abril), a que se segue a festa dos Cais do Sodré Funk Connection e o DJ Set de Renato Alexandre, a personagem fictícia do universo Bruno Aleixo, encabeçado por João Moreira e Pedro Santo, os seus criadores.

No último dia de Rádio Faneca, sobe ao palco a Orquestra da Bida Airada, com um espetáculo especial de lançamento do disco que arquiva todo o repertório musical do projecto comunitário. À noite, Luís Severo protagoniza o habitual concerto intimista no Aquário dos Bacalhaus.

No Festival Rádio Faneca, a rádio funciona como centro de operações e, por isso, aumenta o seu protagonismo. O estúdio muda-se para o Jardim Henriqueta Maia com um palco anexo, onde acontecem e concertos e programas especiais. Fausto da Silva (Santos da Casa), João Moreira e Pedro Santo (criadores do Bruno Aleixo), Luís Nunes (Benjamim), Samuel Úria e os Birds Are Indie, alguns já repetentes do Festival, serão as vozes de alguns programas de autor que sobem ao palco da rádio.  A moderação da restante emissão é de João Vaz Silva e Maria Inês Santos.

Num ano em que o mote do Festival Rádio Faneca é “Arquivo”, evidencia-se o que já se fez e aumenta-se o legado. Celebra-se e reinventa-se o passado do festival, recuperam-se velhos amores e despertam-se novas paixões. 2018 é, assim, o ano de lançamento de uma colectânea das canções que passaram pelo palco do Rádio Faneca na voz, nos instrumentos e na alma inconfundível da Orquestra da Bida Airada. O espectáculo, com a orientação dos Onda Amarela, junta as memórias, criando novas, de cinco anos de um projecto que não podia ser mais ilhavense.

Já o projecto Casa Aberta, em que se abrem algumas casas do centro histórico a desconhecidos para um jantar confeccionado com pompa e circunstância, recebe este ano a coordenação artística de Yola Pinto, que prepara os anfitriões de cada casa para uma performance relacionada com o tema do festival. O Festival Rádio Faneca é gratuito e para todas as idades. Ainda há inscrições abertas para abrir portas na Casa Aberta e para integrar a Orquestra da Bida Airada.

O Festival Rádio Faneca ressuscita uma rádio com nome de peixe – faneca – que existiu em Ílhavo. A organização é do 23 Milhas, projecto cultural da Câmara Municipal de Ílhavo, mas nada se faz sem os habitantes da cidade.

Nos concertos

Sexta, 8 de Junho

  • 22h30 – Manel Cruz – no palco do jardim
  • 0h00 – DJ 20_age – no palco do jardim

Sábado, 9 de Junho

  • 15h00 – MOTIV – num beco
  • 16h00 – Psychtrus – num beco
  • 17h00 – Tomara – num beco
  • 18h00 – Ermo – num beco
  • 22h30 – Cais do Sodré Funk Connection – no palco do jardim
  • 0h00 – DJ Renato Alexandre – no palco do jardim

Domingo, 10 de Junho

  • 17h00 – Orquestra da Bida Airada – no palco do jardim
  • 21h30 – Luís Severo – no Aquário dos Bacalhaus Museu Marítimo de Ílhavo

Na rádio

Sábado, 9 de Junho

  • 14h00 – Tarde Livre com Fausto da Silva
  • 19h00 – Bingo! com João Moreira e Pedro Santo (criadores do Bruno Aleixo)
  • 21h30 – Banda vencedora do Concurso Rádio Faneca

Domingo, 10 de Junho

  • 14h00 – Auto-Rádio com Luís Nunes (Benjamim)
  • 15h00 – Codcast com Samuel Úria
  • 18h30 – Local Affairs com Birds Are Indie