Um banco de jardim capaz de absorver a mesma poluição que 275 árvores

CityTree, um dos mais recentes aliados contra a poluição do ar.

Fonte: Green City Solutions

Apresentamos-te um um dos mais recentes aliados contra a poluição do ar. Apesar do nome “CityTree” indiciar que estamos a falar de uma árvore, na verdade referimo-nos a um estranho banco de jardim, com uma placa de musgo anexada, capaz de absorver a mesma poluição que 275 árvores. A criação, propriedade da Green City Solutions, já se encontra instalada em cidades como Berlim, Paris, Bruxelas, Amesterdão, Oslo, Hong Kong e, mais recentemente, Londres.

Este jardim vertical de quase quatro metros de altura inala a poluição expelindo ar fresco. Segundo o seu criador, é capaz de fazer “o trabalho de 275 árvores em 1% do espaço.” Cada quadro vertical contém 1682 potes de musgo. O segredo reside aí mesmo — no musgo utilizado — com uma folhagem larga e espessa, capaz de filtrar muito mais poluentes tóxicos.

Cada CityTree tem um custo individual de 22 000 €, porém, é bem possível recuperar o dinheiro do investimento realizado através de publicidade, já que as unidades incluem a tecnologia NFC e iBeacon, o que permite maior facilidade na propagação de anúncios publicitários de marcas parceiras.

Este ecológico engenho, movido a energia solar, também tem Wi-Fi, uma unidade de recolha de água da chuva, bem como um tanque de nutrientes e sistema de irrigação para permitir que o quadro se regue automaticamente. O CityTree também contém sensores que recolhem dados das plantas e seus arredores.

“O ar poluído é a causa de uma em cada sete mortes em todo o mundo”, afirma o CEO da Green City Solutions, Dénes Honus. Em Fevereiro deste ano, Londres já tinha atingido os níveis máximos de poluição anual.