O novo site do Shifter adapta-se ao teu estado de espírito

Vivemos num mundo em “sobrestímulo”, no qual somos forçados a consumir até à obesidade intelectual. O Shifter é a dose diária necessária para uma vida saudável.

Delegamos, muitas vezes, a escolha do conteúdo que diariamente consumimos às redes sociais. Deixar essa decisão do lado dos algoritmos pode resultar numa dieta pouco equilibrada – carregada de sensacionalismo ou de artigos que não são assim tão relevantes. Nessa óptica, redesenhámos o site do Shifter para proporcionar uma dieta certa para o cérebro.

Através de uma homepage que se adapta à tua vontade – podes escolher entre artigos informativos, de reflexão, inspiração ou distracção –, o Shifter para quando estás mal disposto e para quando o dia te correu bem; para quando queres saber do novo iPhone, perceber o que se passa no mundo, ler sobre uma série fixe ou simplesmente descobrir um Instagram bonitinho.

Tanto vícios como curas têm uma dose diária. 
O bom, o mau, o prazer, tudo tem uma dose diária.
 Netflix and chill com moderação.

Além da navegação por aquilo a que chamámos de categorias comportamentais (Informação, Reflexão, Inspiração e Distracção), mantivemos as quatro categorias temáticas (Digital, Global, Social e Arte), livrando-nos das subcategorias infinitas no menu. Estas mantém-se apenas junto aos artigos, permitindo saber mais sobre cada tema.

Numa espécie de “limpeza de Primavera”, tornámos todo o site muito mais limpo e menos carregado, com tons brancos, amarelo e cinzento claro. Nos artigos, encontrarás agora um novo sublinhado amarelo que dá relevo às principais ideias, permitindo-te absorver o mais importante numa leitura mais apressada e diagonal.

Com este redesign, procurámos dar um novo propósito ao site e, em particular, à homepage, que se assume como a capa da revista que pretendemos criar e ajustar diariamente – agora também através de edições mensais. O objectivo é tornar o conteúdo que consumimos online cada vez menos repetitivo e menos influenciado pelas rotinas da web, onde é muito difícil ou quase impossível andar à deriva com algum sentido. Foi também nesse sentido que criámos um novo destaque no topo da homepage, onde pretendemos fixar alguns dos conteúdos que consideramos mais relevantes, mesmo que tenham sido publicados há uma semana ou mais.

Todo o projecto foi feito internamente, com Design e Direcção Criativa a cargo do João Ribeiro, e equipa de implementação coordenada por Mário Rui André, composta por João Belchior e Miguel Freire.

Esperamos que gostes do novo Shifter, que o coloques na barra de favoritos do teu browser ou o transformes numa app. O Shifter é a dose diária necessária para uma vida saudável.