Novo Gmail: quais as novidades e como experimentar hoje mesmo

Entre as novidades, está a possibilidade de enviares e-mails que se auto-destroem.

novo Gmail

Tal como era esperado, a Google oficializou o aguardado redesign do Gmail, um dos seus principais e mais populares serviços — utilizado por mais de mil milhões de pessoas globalmente. As mudanças na interface não são significativas, mas são suficientes para dar um ar mais fresco ao serviço. Há ainda algumas novidades interessantes em termos de funcionalidades.

Uma delas são os atalhos sempre disponíveis para calendário (Google Calendar), notas (Google Keep) e listas de tarefas (Google Tasks) no lado direito. A qualquer momento, podes consultar o que tens na agenda, bem como arrastar e-mails e criar uma nova tarefa relacionada com essa mensagem. O Google Calendar e o Google Keep têm sites próprios; já o Google Tasks está disponível no browser através do Gmail apenas, mas tem apps dedicadas para Android e iOS.

Outra nova ferramenta dá-te a possibilidade de definires um período de tempo para um e-mail estar disponível, ao fim do qual este é eliminado – funciona quer envies um e-mail para outra conta Gmail, quer envies para alguém que não use este serviço. Este novo modo confidencial, que ainda não está disponível para todos os utilizadores, permite-te também definir que o receptor do teu e-mail tenha de inserir uma palavra-passe enviada por SMS para que consiga abrir a mensagem. Para além disso, os receptores não poderão reencaminhar, copiar, imprimir ou descarregar e-mails confidenciais.

Ainda nesta lógica de segurança, o novo Gmail promete de forma mais eficiente avisar quando se trata de um e-mail malicioso, que possa conter algum link suspeito de fazer mal ao teu computador.

O novo Gmail tem ainda uma nova opção para definires alertas para determinados e-mails para que não te esqueças de uma mensagem que pode ser importante mas para a qual não tens tempo no momento ou para se precisares de voltar a ela mais tarde. Chama-se snooze e pode ser usada também para silenciar determinadas conversas de e-mail que estão constantemente a aparecer na tua caixa de correio e que não queres que te distraiam. Os e-mails aos quais fizeste snooze vão desaparecer da tua inbox e só voltar a esta findo o dia e a hora que escolheste.

O snooze é uma das funcionalidades do Inbox, uma alternativa da Google ao Gmail, que chega agora ao principal serviço de e-mail da tecnológica, mas não a única. A Google trouxe também para o Gmail as sugestões de resposta, baseadas em inteligência artificial, que te permitem dar seguimento a certos e-mails de forma rápida, bem como a possibilidade de aceder aos anexos de uma mensagem directamente na caixa de correio – contudo, podes esconder isto nas definições para “Display Density”.

De resto, o redesign do Gmail vem acompanhado por uma nova fonte e uma interface mais limpa, que, ainda assim, mantém as coisas no seu lugar original. Ou seja, se actualizares para a nova versão, vais saber exactamente onde está cada ferramenta. Nas definições, podes instalar novos add-ons (por exemplo, o Trello ou outras integrações), activar/desactivar algumas das funcionalidades e instalar o Gmail Offline (disponível apenas no browser Chrome).

O novo Gmail está disponível para todos os utilizadores com uma conta Google (incluindo os utilizadores profissionais que usem a G Suite) e pode ser activado através da opção “Try the new Gmail” na roda dentada. Caso não gostes da nova interface, podes sempre regressar à antiga. Para uma interface de e-mail mais simples, tens sempre a alternativa Inbox, que podes configurar como o teu serviço de e-mail Google padrão.