A Mozilla chateou-se com o Facebook e criou uma extensão para que ele não te siga

Facebook Cointaner é uma extensão para Firefox que evita que o Facebook te siga para todo o lado.

Mozilla Firefox Facebook

Uma das maiores preocupações decorrentes da polémica de uso de dados por parte das plataformas sociais não tem a ver com as informações que lhes fornecemos, mas antes com aquilo que obtém por seguir o nosso percurso pela web.

O Facebook é um dos agentes que recorre a essa prática, utilizando um sofisticado sistema de cookies que se difunde através de extensões e pequenas funcionalidades que vão monitorizado os utilizadores à medida que estes navegam na net. Sites visitados, a interação com estes, pesquisas feitas ou campos de interação preenchidos são dados facilmente “absorvidos” por algoritmos para serem transformados em perfis comerciais – bastando para isso estarmos loggados.

É, de resto, contra essa vigilância abusiva que têm surgido as mais duras críticas – por exemplo, por o Facebook guardar registos de chamadas — e que começam a surgir antídotos. Se a versão corrente do navegador Safari já traz uma opção para desactivar os cookies, a Mozilla, detentora do Firefox, lança agora uma extensão no mesmo sentido.

Chama-se Facebook Cointaner e, tal como o nome indica, cria uma subdivisão no browser para que possas estar ligado ao Facebook sem que este aceda à restante informação da tua navegação. Esta extensão torna inúteis os botões de partilha ou os painéis de comentários sincronizados com o Facebook, mas promove uma navegação invisível ao Facebook. Deste modo, será muito menos provável ver as tuas pesquisas transformarem-se em anúncios ou o teu News Feed inundado de publicações de um site que visitaste anteriormente.

Mozilla faz uma pausa no Facebook

Esta extensão não é a única acção da Mozilla face às recentes relevações dos Cambridge Analytica Files. A empresa também anunciou uma pausa no investimento publicitário na plataforma até Zuckerberg cumprir “as promessas que fez”. Em causa, está o acesso de criadores de apps a informação pessoal dos utilizadores, algo que a Mozilla reprova.

Recorde-se que a Mozilla é uma organização sem fins lucrativos responsável pela criação de software em prol da internet livre e saudável que se rege por 10 princípios disponíveis no seu site

O Facebook Cointaner não é a primeira extensão do género lançada para o Firefox; com funcionalidade semelhante mas um propósito ligeiramente diferente – não tão específico – o Multi-Account Container já conta com 93 mil instalações.