Learnify: o site português que te ajuda a encontrar um explicador online para qualquer ocasião

Uma ideia que nasceu no âmbito de um projecto de final de curso.

O nome é inglês, mas a plataforma portuguesa. Aliás, tudo nasceu no âmbito de um projecto de final de curso. O Learnify é uma aplicação que te ajuda a encontrar a aprender uma matéria, a preparar para um exame ou até a aprender uma nova língua. No fundo, com o Learnify podes encontrar um explicador perto de ti, disponível para as tuas dúvidas e na altura em que precisas.

Qualquer pessoa pode inscrever-se no Learnify – seja aluno ou explicador, só tem de criar um perfil e preenchê-lo com as informações que aches necessárias. No caso de querer dar explicações (e atenção: qualquer pessoa pode fazê-lo), só tem de definir o horário e o preço a cobrar por disciplina/duração de cada aula, bem como o número máximo de alunos que deseja aceitar.

Através da homepage do Learnify, os alunos interessados em explicações podem fazer pesquisas para encontrar a melhor ajuda. Só precisam de definir a área para encontrar todas as pessoas disponíveis, podendo filtrar os resultados por preço e ordená-los pela pontuação do explicador para que os melhores classificados apareçam em destaque.

A plataforma de explicações do Learnify

É que os explicadores registados no Learnify podem ser pontuados pelos alunos depois das respectivas aulas, numa lógica semelhante ao sistema de avaliação disponível em plataformas como a Uber ou o Airbnb. Antes de avançar com um determinado explicador, os alunos podem contactá-lo para esclarecer algumas dúvidas de carácter profissional ou ainda marcar uma videochamada preliminar, gratuita, de 15 minutos. Cabe ao explicador aceitar ou não o aluno.

Durante as aulas, tudo acontece online também – a plataforma do Learnify permite chamadas com vídeo e voz, chat, um quadro branco interactivo, partilha de ficheiros, etc. Apesar de o registo no Learnify ser gratuito, tanto para alunos como para explicadores, as aulas não são — os explicadores recebem os pagamentos de cada aula prontamente e de forma segura. O Leanify usa o Stripe, a maior plataforma de processamento de pagamentos online, usada também por empresas como a Salesforce, a Shopify ou o Slack. Através do Stripe, os explicadores podem ser eles próprios a gerir o seu negócio de explicações – o Leanify fica com uma comissão de 20% de cada aula.

Exemplo de um perfil de explicador no Learnify

A equipa do Learnify diz que, numa fase inicial, não vai colocar critérios relativamente a quem poderá registar-se enquanto explicador, sendo o objectivo para já escalar a plataforma, permitindo que qualquer pessoa que tenha conhecimentose capacidade para ensinar se possa registar e ganhar um rendimento extra.

O facto de o Learnify ser uma plataforma online significa que os alunos e os explicadores podem estar em partes opostas do mundo, desde que entendam a mesma língua. Para os alunos, o conforto existe pois podem obter ajuda nas suas próprias casas e conseguem encontrar a pessoa que mais se adequa a si. Dessa forma, tirar uma dúvida na noite antes do teste ou pagar apenas por meia hora para fazer os trabalhos de casa não será um problema.

O Learnify ainda está a dar os primeiros passos, sendo que agora o sucesso dependerá principalmente dos seus utilizadores e da respectiva adesão. O projecto é assinado pelo Luís Serrano, antigo colaborador do Shifter na área de desenvolvimento, e pelo David Mealha.