Neste site encontras todas as instituições que podes ajudar com o teu IRS

Directório foi desenvolvido por um programador português e torna a informação mais acessível.

IRS Solidário finanças

É altura de entregar a declaração do IRS e é também de ajudar. Quando entregas a declaração, podes escolher que 0,5% do teu IRS liquidado vá para uma instituição de âmbito social, ambiental ou religioso, apoiando assim uma causa. Existem várias entidades que podem receber estes donativos, mas essa lista está “escondida” numa folha Excel da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Para tornar a informação mais acessível, Mário Santos, um programador português e estudante de engenharia informática na Universidade de Coimbra, desenvolveu o IRS Solidário, um portal onde podes encontrar uma instituição para apoiar através do IRS.

Mário pegou na folha Excel das finanças e criou uma base de dados que é pesquisável através do irssoliario.pt. Podes fazer a pesquisa pelo NIF, nome ou localidade, sendo esta última opção provavelmente a mais útil, uma vez que te permite saber que entidades existem perto de ti.

Para fazeres a consignação de 0,5% do teu IRS, só precisa de preencher o quadro 11 do modelo 3 (IRS) com o número de identificação fiscal (NIF) da instituição. Tal como explicado no site IRS Solidário, não pagas nada com esta ajuda.