Quando um filmmaker faz “magia” com imagens de satélite do Google Earth

O resultado é um fascinante vídeo composto por milhares de imagens de satélite do Google Earth.

Google Earth

O Google Earth é sem dúvida umas das ferramentas mais entusiasmantes do mundo online. Constantemente utilizada para propósitos criativos, embora não seja de todo o seu propósito, tornou-se uma espécie de laboratório experimental para fotógrafos, designers e filmmakers, graças às perspectivas únicas que oferece de qualquer parte do mundo.

O último exemplo deste potencial criativo chega-nos através de Páraic McGloughlin, um artista residente na Irlanda. Inspirado pelas estruturas e construções humanas apresenta-nos um fascinante vídeo, composto por milhares (muitos milhares) de imagens de satélite em esteróides, todas captadas através do Google Earth e organizadas num hipnotizante vídeo de 1:30 intitulado Arena.

“O enorme contraste entre os sistemas arquitectónicos em grade e o ambiente natural é algo que, quando visto de cima, é muito evidente e quase intrusivo”, afirmou o artista em entrevista à Directors Notes.

“As paisagens urbanas estão a tornar-se norma e são elas mesmas uma espécie de evolução natural do ambiente do planeta. Esse foi um ponto de interesse para mim que eu achei que valeria a pena passar algum tempo.”