GeoGebra: resolver equações, agora em realidade aumentada

Com a app GeoGebra Augmented Reality, podes criar gráficos matemáticos em 3D na tua sala de estar, no jardim ou em qualquer outro lado e andar literalmente à volta deles.

GeoGebra realidade aumentada

Quando pensamos em realidade aumentada (AR), dificilmente nos lembramos de como essa tecnologia pode ser útil em áreas do quotidiano como a matemática. Ou de softwares como o GeoGebra. Na última terça-feira, a Apple anunciou um novo iPad numa keynote dedicada à educação e destacou em palco algumas apps educativas disponíveis na App Store. Foi o caso da nova aplicação do GeoGebra, que tira proveito das capacidades de AR do iOS.

O GeoGebra é um conjunto de aplicações úteis no mundo da matemática nos mais variados graus de ensino – juntam geometria e álgebra, gráficos e cálculo, e estão disponíveis de forma livre e gratuita para Windows, macOS, Chrome OS e Linux, bem como para iOS e Android. O GeoGebra Augmented Reality é o mais recente membro da família GeoGebra.

Lançada em Setembro de 2017, o GeoGebra Augmented Reality permite criar gráficos matemáticos em 3D na tua sala de estar, no jardim ou em qualquer outro lado, e andar literalmente à volta deles – sempre de iPhone na mão para não o perderes de vista. À medida que editas as equações, os gráficos mudam de forma em tempo real, ajudando-te a ter uma ideia simples e visual de conceitos por vezes complexos.

Se te recordas das aulas de matemática na escola, deves lembrar-te de que te ensinaram a representar equações em gráficos usando duas dimensões X e Y, e três dimensões, juntando (literalmente) à equação o Z. Ora, como representar três dimensões numa folha de papel pode ser um desafio e a matemática não se finda por aí, o GeoGebra Augmented Reality pode dar-te uma ajuda a compreender e visualizar complexas operações matemáticas — como, por exemplo, o maravilhoso universo matemática associado à criação de sistemas de inteligência artificial.

Há uma versão do GeoGebra Augmented Reality para Android mas sem a parte de realidade aumentada (ou seja, sem a parte mais divertida) – todavia, permite igualmente resolver problemas matemáticos usando gráficos 3D.

As outras apps do GeoGebra

Existem outras aplicações do GeoGebra que valem a pena serem destacadas. O GeoGebra Graphing Calculator, disponível para iOS e Android, tem um modo de exame, que, uma vez activo, bloqueia todas as outras funcionalidades do telemóvel e coloca-o offline, permitindo-te usar apenas esta aplicação como calculadora auxiliar no momento de avaliação – a app grava um relatório que diz ao professor se o aluno abandonou a app do GeoGebra durante o exame.

O GeoGebra Graphing Calculator está também disponível para computadores, assim como o GeoGebra Geometry. Estas duas aplicações substituem a versão antiga do GeoGebra, agora rebatizada de GeoGebra Classic. Podes descarregar todas as apps aqui. Já nesta página encontras um conjunto de materiais e recursos que te podem ser úteis.