Há 150 novos carros partilhados em Lisboa a 21 cêntimos/minuto

Podes usar o código lisboa20 para obter 20 minutos de viagem grátis.

São 150 carros eléctricos Citroën C-Zero que, a partir desta quarta-feira, podem ser encontrados nas ruas de Lisboa e alugados através de uma app. Chama-se Emov e é o novo serviço de carsharing disponível na capital, que complementa a oferta da DriveNow, da Brisa e BMW.

Lisboa é, depois de Madrid, a segunda cidade a ter o Emov, serviço que nasceu em Espanha pela mão do grupo PSA e da Eysa e que tem mais de 160 mil utilizadores em Madrid. Os 150 Citroën C-Zero encontram-se espalhados por Lisboa nas zonas cobertas pelo serviço da Emov e podem ser alugados através de uma app para iOS ou Android – custa 21 cêntimos por minuto, ou seja, 15 minutos de viagem podem custar 3,15 euros.

A utilização do Emov obriga a um registo prévio na aplicação (que custa 9 euros), sendo que para consultares o mapa de localização de cada automóvel podes fazê-lo sem qualquer compromisso, apenas descarregando a app. No registo, são pedidos alguns dados pessoais (como nome, NIF e morada), incluindo, claro, a carta de condução (podes inserir o código lisboa20 para obter 20 minutos de viagem grátis). As novas contas precisam de ser verificadas pela equipa da Emov antes de os utilizadores poderem deitar mãos ao volante, processo que pode demorar entre 24 e 48 horas.

Seguro, limpeza, bateria e estacionamento são preocupações que não terás de ter no momento de utilizar o Emov, pois estão incluídas na tarifa. Quer isso dizer que podes pegar num carro e largá-lo em qualquer lugar de estacionamento da cidade, desde que dentro da zona operacional. Existe a possibilidade de reservar um veículo até 20 minutos antes de começar a conduzi-lo, sem custo adicional e sem compromisso. Apesar de não seres obrigado a carregar o carro, tens de deixá-lo com pelo menos 1/16 de bateria, pelo que se atingires este nível deverás estacioná-lo para que a equipa da Emov trate do seu re-carregamento.

Como método de pagamento, são aceites cartões de crédito ou de débito. Existe a possibilidade de criar uma conta empresarial do Emov, sendo que, se estiveres interessado, terás de enviar um e-mail para empresas.lisboa@emov.pt — Podes encontrar mais informação sobre o Emov no site oficial.

O carsharing é uma nova forma de ver a utilização do automóvel numa cidade – é uma lógica de partilha e não de posse, que pode ajudar a reduzir o número de veículos nas ruas e, claro, o trânsito infernal. Se estes serviços de carsharing forem compostos por frotas eléctricas (como são o da Emov e o da DriveNow), o impacto ambiental é também mais positivo – menos poluição do ar e menos ruído.

Como se resolvem as insuportáveis filas de trânsito