As mentiras tecnológicas de 1 de Abril estão melhores que nunca

Agora as brincadeirinhas são funcionalidades que podemos experimentar.

dia das mentiras

As primeiras partidas de 1 de Abril na Internet começaram por ser funcionalidades estapafúrdias que as tecnológicas se esmeravam a apresentar. Os anos foram passando e as mentiras tornaram-se algo previsíveis. Ainda assim, é 2018 e a tradição de lançar uma piadinha no primeiro de Abril continua bem viva. E as mentiras estão melhores que nunca.

É que deixaram de ser meros anúncios de ideias para passarem a ser funcionalidades que podes efectivamente experimentar. Snapchat, OnePlus e Google lançaram, pelo menos até agora, algumas das melhores brincadeiras do Dia das Mentiras.

O filtro russo do Snapchat

O Snapchat decidiu pegar na história da alegada interferência russa nas eleições norte-americanas e adicionar um filtro à sua câmara que imita a interface de uma publicação de Facebook mas onde todo o texto aparece em alfabeto cirílico. Ainda assim, consegues ler expressões como “your mom” ou “a bot” nos likes ao teu post – o Snapchat a lembrar que é no Facebook que encontramos as nossas mães e bots a polarizar opiniões.

Screenshot via Twitter @CaseyNewton

A criptomoeda da OnePlus

PeiCoin é o nome da criptomoeda que a OnePlus diz que vai lançar (“Pei” é o apelido do co-fundador da tecnológica chinesa, Carl Pei). No site que criou para apresentar a moeda digital, a OnePlus diz que a PeiCoin é “robusta em funcionalidades mas simples de usar” e que é exclusiva para os utilizadores dos seus smartphones.

A ideia da OnePlus é colocar o mundo do blockchain e das criptomoedas acessível a qualquer um, através de uma carteira digital instalada em todos os telemóveis OnePlus que permite aos utilizadores fazer transacções monetárias entre eles, pagar serviços, etc. Todas estas transacções são instantâneas e sem custos. A PeiCoin estará integrada no OxygenOS, o sistema operativo da OnePlus, e permite que seja minerada nos telemóveis dos utilizadores – ou seja, alguém com um smartphones OnePlus pode criar nova moeda.

Para obteres a PeiCoin ou saberes mais, és convidado a assinar a newsletter da OnePlus no final da página sobre a criptomoeda que a tecnológica teve o cuidado de montar aqui.

O Wally no Google Maps

Onde está o Wally? Se fores ao Google Maps, tens a resposta. A partir de hoje e durante uma semana, o Wally (ou Waldo, na versão inglesa) vai estar na app de navegação da Google para quando quiseres encontrá-lo. A personagem às riscas vermelhas e brancas vai estar dentro da funcionalidade Location Sharing na forma de um jogo.

A história que a Google conta é que o Wally decidiu partilhar a localização contigo e, por isso, tens de encontrá-lo. O jogo é composto por vários níveis – em cada um deles tens de descobrir o Wally e alguns amigos entre uma multidão de outras personagens. Podes começar o jogo abrindo o Google Maps ou perguntando à Google Assistant “Onde está o Wally?”.