As frases que os líderes mundiais não querem ler numa brilhante campanha publicitária

Uma excelente campanha publicitária para veres no Google Street View.

Istambul (Turquia)

“Billboards Beyond Borders” é o título de uma campanha publicitária lançada pelo departamento sueco dos Reporters Without Borders e que não deverá durar muito tempo onde foi criada, o Google Street View.

De acordo com as condições de utilização do Google Maps, “as contribuições devem basear-se em experiências e informações verdadeiras. Conteúdo falsificado deliberadamente, fotos copiadas ou roubadas, comentários que não estão relacionadas com o tema, linguagem difamatória, ataques pessoais e conteúdo desnecessário ou incorreto constituem violações da nossa política”. Mas numa atitude deliberada contra estas normas, nesta campanha, os Reporters Without Borders pegaram em imagens esféricas, alteraram-nas num software de edição e carregaram-nas para o Street View, substituindo as imagens reais.

Se noutras situações esta falsificação poderia esconder más intenções ou um simples trollanço, aqui o propósito é diferente: destacar frases de jornalistas que foram presos ou executados por… falarem.

A campanha foi desenvolvida pela agência de publicidade Åkestam Holst, sediada em Estocolmo, para os já creditados Reporters Without Borders. Segundo os seus criadores, o sucesso da acção não depende da permanência da subversão no serviço da Google – todos esperam que sejam eliminadas – porque o objectivo se vai cumprindo com o aumentar a notoriedade para tema como artigos como este.

O Billboards Beyond Borders é uma iniciativa para jornalistas e outros cujas vozes foram silenciadas pela censura. Pessoas cujas opiniões levaram à censura, punição e, em alguns casos, até à morte. Para destacar o direito dessas pessoas à liberdade de informação e expressão, e permitir que as suas vozes sejam ouvidas, decidimos utilizar a ferramenta mais poderosa para divulgar informação, a Internet. Alterando outdoors no Google Street View, passámos a ter acesso a locais onde as pessoas nunca poderiam dizer certas coisas na vida real sem enfrentar consequências, muito além das fronteiras e da censura. As mensagens nos outdoors são apenas algumas das frases que levaram à censura e punição. Há milhares, e a censura que limita a liberdade de expressão está apenas a ficar mais apertada.

 

Nova Iorque (EUA)
Bangalore (Índia)
Moscovo (Rússia)
St. Julian’s (Malta)
Harare (Zimbabué)
Banguecoque (Tailândia)

Por agora, o “Billboards Beyond Borders” tem frases em Moscovo (Rússia), Nova Iorque (EUA), Istambul (Turquia), Banguecoque (Tailândia), Bangalore (Índia), Harare (Zimbabué) e St. Julian’s (Malta), mas estão prometidas mais mensagens e mais outdoors.