Estas avós-graffiters têm uma lata e muito estilo…

E estão à procura de financiamento para continuarem a fazer arte urbana através do Kickstarter. Podes apoiar até 7 de Maio.

O Lata 65 é um projecto bem português que tem vindo a percorrer mundo pelo seu carácter inovador e disruptivo. A ideia é incluir a chamada terceira ideia na arte urbana, uma técnica ou forma de expressão (depende da perspectiva) tradicionalmente promovida pelas camadas mais jovens.

Criado em 2011 por Lara Seixo Rodrigues, uma covilhanense, arquitecta e promotora de dezenas de street artists portugueses, o Lata 65 tem vindo a dinamizar diversos workshops e iniciativas destinadas aos mais velhos, dos 65 e 102 anos de idade, participado em festivais da área como o WOOL, que acontece na Covilhã todos os anos, e vindo a ser descoberto pela imprensa internacional, desde o El Mundo à VICE.

Financiar um projecto de inclusão social como o Lata 65 é sempre um desafio, pelo que, depois de uma candidatura ao Orçamento Participativo Portugal que não teve resultado prático, Lara e a sua equipa decidiram arriscar numa campanha de crowdfunding.

Depois de terem tomado de assalto paredes em ruas, dando-lhe novas cores, as avós-graffiters (e avôs-graffiters) vão usar tudo aquilo que sabem e aprenderam para criar “os óculos de sol mais fixes DE SEMPRE”, uma edição especial para a marca SKOG Eyewear, sediada em Cambridge, no Reino Unido. A campanha de crowdfunding que dá acesso a esses óculos termina dentro de 30 dias, mas o objectivo de 5 mil libras já foi atingido. À hora deste artigo, foram angariados mais de 7 mil libras, tendo a meta dos 100% sido ultrapassada em apenas 48 horas.

Cada par de óculos será único e criado pelos avós durante os workshops do Lata 65 em Lisboa, Arganil e outras vilas portuguesas. Estão previstas armações de cores diferentes, elegantemente misturados pelo spray e pela técnica dos alunos de terceira idade. Um par destes óculos custa, no crowdfunding, entre 43 e 71 libras, mas existem opções de dois, quatro ou oito pares por 86, 172 e 320 libras, respectivamente.

A campanha estará activa até 7 de Maio na plataforma Kickstarter; por isso, não te esqueças de a apoiar, ajudando um projecto nobre e português que por cá não tem tido a atenção mediática que merecia.

… resumo de um dia de rua que se iniciou às 7 da manhã e que já contou com 633km:- 24h de crowdfunding e já contamos…

Publicado por Lara Seixo Rodrigues em Terça-feira, 3 de Abril de 2018