A app portuguesa que transforma a tua vida numa banda desenhada

Foi destacada na App Store pela Apple em mais de 35 países.

Uma das utilizações mais conhecidas para a tecnologia de inteligência artificial e aprendizagem automática é a fotografia, pois permite não só melhorar as imagens captadas com os nossos telemóveis, como organizar as nossas galerias digitais. O Strips é uma app portuguesa neste campo e já recebeu o destaque da Apple na App Store em mais de 35 países.

Disponível exclusivamente para iOS, o Strips foi lançado no final de Janeiro pelos mesmos criadores do Storyo, uma aplicação – também portuguesa – que automaticamente constroi narrativas em vídeo com as nossas fotos, integrando mapas dos locais, informações meteorológicas e também posts de Facebook. Ora, o Strips utiliza a mesma tecnologia de inteligência artificial e aprendizagem automática do Storyo, mas, mais que uma narrativa animada, o resultado final é um vídeo em estilo de banda desenhada.

O Strips é capaz de, sozinho, criar vídeos a partir das fotos que tem no rolo de câmara do teu iPhone, escolhendo as melhores imagens e organizando-as de forma inteligente, aplicando filtros artísticos. Os resultados são memórias em formato de vídeo que podes ver na tua “Timeline” privada. O efeito artístico das fotos é conseguido graças ao uso de redes neurais convolucionais e de modelos algorítmicos treinados por uma equipa especializada. Podes também utilizar o Strips para criar memórias manualmente.

Disponível na App Store por 2,29 euros, o Strips foi destacado na popular loja digital pela Apple em mais de 35 países e escalou também no ranking de apps pagas de fotografia e vídeo na China, Taiwan, Espanha, Portugal, Itália, Polónia e Eslovénia. Com 55% do total de downloads, a China tem sido um mercado de grande sucesso para esta aplicação portuguesa.

O pedido de patente para a tecnologia de criação de narrativas da Storyo e da Strips foi enviado em 2013 pela Storymatik, empresa que desenvolve as duas aplicações, e em Janeiro deste ano recebeu a confirmação do United States Patent and Trademark Office da sua confirmação.