Prémios no total de 15 mil euros para quem melhor aproveitar o Arquivo.pt

Candidaturas abertas até 4 de Maio.

O Arquivo.pt, a memória da internet portuguesa, está a lançar em conjunto com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) os Prémios Arquivo.pt. São três prémios – de 10 mil, 3 mil e 2 mil euros – para destacar trabalhos inovadores de investigação e/ou aplicações úteis que tirem partido do arquivo da web portuguesa e provem a sua utilidade.

Para concorrer, os participantes devem submeter até dia 4 de Maio, um texto e um vídeo curto que descrevam o trabalho realizado. Podem ser submetidos trabalhos individuais ou em grupo, sobre qualquer tema. O concurso vai premiar trabalhos originais e inovadores, que demonstrem a utilidade do serviço Arquivo.pt e a importância de preservar e utilizar a informação publicada na web. Os trabalhos devem ter o Arquivo.pt como fonte de informação principal e ser aplicações práticas ou estudos completos de investigação.

O primeiro será de 10 mil euros, o segundo de 3 mil e o terceiro de 2 mil. O regulamento e o formulário de candidatura estão disponíveis nesta página. Além do vídeo com máximo de 3 minutos, terás de submeter uma memória descritiva com até 2 mil palavras. O júri é composto por investigadores de diferentes áreas: Alexandra Lourenço, de ciência da informação; José Pacheco Pereira, de história; Mário J. Silva, de engenharia informática; Rute Sousa Vasco, de jornalismo; e Vasco Trigo, de ciência da comunicação.

Diariamente são publicadas milhões de páginas na web. Passado pouco tempo, a grande maioria desta informação deixa de estar disponível e perde-se irremediavelmente. O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação, gerida pela FCT, que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas. O principal objetivo é a preservação da informação publicada na web para fins de memória, estudo e investigação.