OnePlus 6 está a caminho e já sabemos duas coisas: vai ter notch e entrada para auscultadores

Estes dois detalhes foram partilhados pela própria OnePlus.

OnePlus 6

O lançamento de novos smartphones é um ciclo que se repete anualmente com alguma previsibilidade. Sabemos de antemão que todos os anos existirá um novo modelo do iPhone, do Galaxy S, do Huawei P, do Google Pixel, do OnePlus, etc. Neste 2018, já vimos o Galaxy S9 e o Huawei P20 – o iPhone e o Google Pixel costumam ser apresentados depois do Verão, antes é habitual haver um novo OnePlus.

Ora, depois do OnePlus 5 e 5T em 2017, é esperado agora o OnePlus 6 (e, talvez, um OnePlus 6T mais lá para o final do ano, se a tendência de a OnePlus lançar dois smartphones por ano se mantiver). Sem data de lançamento ainda anunciada, a fabricante chinesa adiantou, porém, alguns detalhes importantes sobre a próxima geração:

  • terá um notch mais pequeno que o do iPhone X e maior que a do Huawei P20;
  • manterá a entrada para auscultadores.

Estes dois dados foram partilhados em exclusivo pela OnePlus ao site The Verge, juntamente com uma imagem da parte superior do ecrã do OnePlus 6, que terá um notch de 19,616 mm x 7,687 mm. A empresa diz que será o maior ecrã num telemóvel da marca e que o notch ajuda a alcançar esse objectivo. “O que estamos essencialmente a fazer é puxar toda a barra de notificações para cima, dando aos utilizadores mais conteúdo no seu ecrã”, explicou Carl Pei, co-fundador da OnePlus.

Desde o início do ano, várias fabricantes têm adoptado o notch como solução estética para arrumar os sensores frontais que existem nos smartphones e “esticar” o tamanho do ecrã. Esta tendência – que vimos recentemente na série Huawei P20, mas que antes já tínhamos visto no Essencial Phone ou no Asus Zenfone 5 – foi introduzida pela primeira vez pela Apple no iPhone X, lançado em Setembro de 2017. A Google já fez saber que a próxima versão do Android trará suporte nativo para notches de diferentes tamanhos e agora a OnePlus anuncia que vai juntar-se à “equipa de smartphones com notch”.

Além do notch, a OnePlus vai introduzir mais interacções por gestos que poderão substituir a navegação tradicional do Android, composta por três botões na parte inferior. Esses gestos, que já estão disponíveis para os actuais equipamentos da OnePlus em versão beta, são semelhantes aos do iPhone X, como fazer um swipe up do fundo do ecrã para ir para a página inicial do telemóvel. “Vimos a implementação [de gestos] no iPhone”, refere Carl Pei, e “talvez demorasse mais tempo [a trazê-los para o Android] se a Apple não tivesse feito primeiro”. O responsável da OnePlus admite que a Apple “acelera a adopção de coisas na indústria”.