“Madeira” é o regresso anunciado dos Paus

Disco sai em Abril. Concertos marcados para o dia 6 no Porto e dia 13 em Lisboa.

Paus Madeira

Após vencerem o Red Bull Music Culture Clash passada sexta-feira, os Paus anunciam um novo álbum, o seu quarto. Madeira vai ser editado dia 6 de Abril e foi disponibilizado este domingo o single homónimo e algumas informações adicionais. Não será só um disco, vai ser também um videodisco e um vinil.

Madeira é o som da banda a apaixonar-se pela ilha e os seus ilhéus — são nove canções e vídeos, onde vemos e ouvimos os Paus sempre em viagem e sempre em casa. A convite de Pedro Azevedo e da família Aleste, os Paus partiram em Setembro do ano passado para filmar e fotografar todo o aspecto visual de um disco que tinham começado a preparar em Julho.

A ideia de uma ilha que flutua, na intercepção das Américas, África e Europa, pareceu-lhes um retrato fiel do som que estavam a ouvir. Uma ilha que se deixa levar e está sempre à espera do barco é a forma como os Paus olham para a Madeira e para si próprios, enquanto plataforma criativa. Se soa bem, sabe melhor, então é casa.

Hélio Morais, Makoto Yagyu, Fábio Jevelim e Quim Albergaria são os Paus. Um baixo, teclados e uma bateria siamesa são as ferramentas do seu ofício. Madeira já se encontra em pré-venda na Fnac. A banda já tem vários concertos marcados para apresentarem o seu novo trabalho: dia 6 de Abril será no Hard Club, no Porto; dia 7 rumam a Haia, na Holanda; dia 13 regressam e vão tocar no Capitólio, em Lisboa; e dia 14 estarão no Teatro Aveirense, em Aveiro.