Joey Bada$$ deixou a erva e diz que se sente melhor por isso

Contrariando a ideia do "stoner funcional", rapper diz que desde que deixou de fumar se sente "1000x mais funcional e focado".

deixar de fumar erva
Screenshot via YouTube

“A excepção confirmam a regra” é uma daquelas expressões que nunca compreendemos a 100% até utilizá-la nos mais diversos casos onde se torna evidente o seu enquadramento. Este é um deles. Joey Bada$$, rapper esperado ainda este ano em Portugal no Sumol Summer Fest, tornou-se mais uma excepção à regra – ou preconceito – de que todos os rappers fumam ganza.

Se para uns a situação pode parecer menor ou até fútil – vulgo “ninguém quer saber” –, para outros, como os seus seguidores, o caso exigiu explicações — mas não no mau sentido. A surpreendente confissão foi feita pelo próprio Joey na primeira pessoa e sem qualquer interveniente, numa Story enviada no dia 7 de Março pelo Instagram. Nela o artista revelou ter deixado de consumir erva, um comportamento que lhe acabava por ser conotado.

Na mesma sequência de histórias, e em resposta às reações de surpresa e espanto dos seus fãs, Joey disse como alterou a sua visão relativamente à erva, associando-a agora à “golden age”. Joey diz que fumar erva é para quem está em idade de relaxar depois de conquistar todos os objectivos de vida a que se propusera e não para jovens com tanto sonhado e ainda por cumprir. Questionado sobre os timmings da sua decisão, Joey conta que não foi de agora, tendo cessado o hábito desde a passagem de ano e que nunca tinha pensado fumar erva depois dos 21 anos — tem actualmente 23.

Contrariando a ideia do “stoner funcional”, Bada$$ diz que desde que deixou de fumar se sente “1000x mais funcional e focado”. Emborra seja uma decisão pessoal sua, o rapper não mudou de posição social, nem se tornou contra quem fuma erva– considera-a até o seu “novo incenso”, desfrutando da fragrância sempre que os seus homies fumam por perto. De resto, o rapper não descarta a hipótese de voltar a fumar, apontando, no entanto, essa possibilidade para a altura em que estiver “chilling in that multi million dollar villa”.

Apesar de ainda soar com alguma surpresa e de ser um caso excepcional, Joey não é o único rapper da alta roda que se abstém. Outros nomes grandes como Tyler The Creator, Kendrick Lamar ou J-Cole já fizeram confissões semelhantes do seu regime de abstenção quanto à erva.

Num outro ponto da sua explicação, Joey deixou ainda o alerta para a probabilidade da erva ser modificada geneticamente e para a importância que isso pode ter, agora que a erva já é legal e até lucrativa – podendo ser manipulada de modo a maximizar os lucros de mercado sem garantir a segurança dos utilizadores.