Explora uma cidade japonesa da perspectiva de um cão no Google Street View

O que acontece quando um cão fotografa uma cidade e a Google coloca no Street View.

Google Street View cão

O Google Street View é uma extraordinária ferramenta online para explorar lugares longínquos e que, se calhar, numa iremos poder descobrir presencialmente. Geralmente as imagens são captadas através de câmaras 360º em veículos, mas, ao longo dos anos (e para chegar a sítios mais remotos), a Google viu-se obrigada a recorrer a outras técnicas, como pessoas a carregar as câmaras às costas. No Japão, decidiu utilizar cães.

A solução canina foi mais criativa do que propriamente utilitária. O Akita Inu é uma adorável raça de cães do Japão e, para o sublinhar, a Google japonesa decidiu partilhar uma visita à cidade de Odate partindo da perspectiva destes pequenos de quatro patas. A empresa instalou câmaras nas costas de dois cães – Ako e Asuka –, que passaram a ser os guias turísticos por esta cidade localizada na na província de Akita (sim, tem o mesmo nome que a raça), na região de Tohoku.

Uma das principais atracções de Odate é uma estátua em bronze de um famoso cão Akita, chamado Hachiko e conhecido pela sua lealdade inabalável. Hachiko regressou todos os dias à estação de comboios de Shibuya para esperar que o seu dono voltasse do trabalho, nove anos após sua morte. Uma estátua em bronze foi erguida em Shibuya, que é uma das estações férreas mais movimentadas do mundo, e existe outra na estação de Odate, para além do filme que tornou esta história popular mundialmente.

Nesta visita especial através do Google Street View, podes passear virtualmente por um caminho de neve, visitar a piscina pública aquecida para pés e, claro, o museu sobre cães Akita. Tudo a partir da perspectiva dos dois amigos de quatro patas.

Por falar em cães e Google Street View, há um blogue no Tumblr dedicado a essa temática com uma série de imagens do serviço da Google onde aparecem os amigos caninos.