Filosofia explicada em vídeos 8-bit. Eu jogo, logo existo.

O Karl MARXIO Bros é um remix entre o mais famoso canalizador do mundo e o filósofo alemão criador de uma doutrina única. Mas há mais.

Se o advento da internet trouxe algo de realmente bom para as toneladas de conhecimento acumulado durante milénios de história, foi, sem dúvida, a multiplicidade de formatos com que agoa esse mesmo conhecimento pode ser partilhado e distribuído. Livros circulam com a leveza de um PDR, artigos partilham-se com a simplicidade de um copy/paste e ainda nos resta todo um mar de possibilidades audiovisuais. É isso que exploram uma série de canais online, especialmente no YouTube (e, agora, também no Facebook), como o Wisecrack.

O Wisecrack é um canal de YouTube com alguns anos de existência e que marca os seus conteúdos por improváveis cruzamentos entre a forma e a substância, como a série de que hoje falamos: 8-Bit Philosophy. A série começou em 2014, ano em que foram produzidos a maioria dos conteúdos, mas ganhou nova vida com o serviço de streaming vídeo do Facebook, onde foram recarregados os conteúdos fazendo-os voltar ao radar dos nossos feeds. Pela intemporalidade dos assuntos tratados, os vídeos continuam actuais e a merecer a tua visualização.

Em curtas composições, sempre profundamente associadas a um jogo clássico das velhinhas consolas que funcionavam neste sistema 8-bit, são explicados conceitos filosóficos e levantadas algumas questões pertinentes que se podem equacionar à luz dessa mesma disciplina.

Para perceberes o exemplo e como as associações podem ser bem conseguidas, adiantamos um exemplo à tua pesquisa. O Karl MARXIO Bros é um remix entre o mais famoso canalizador do mundo e o filósofo alemão criador de uma doutrina única. Mas há mais, por exemplo, uma mistura entre o espírito feminista de Simone de Beauvoir e Metroid, ou entre o existencialismo de Jean Paul Sartre e o misticismo de Final Fantasy.