Facebook não te vai dar mais controlo sobre a tua privacidade, mas vai simplificá-la

As novidades deverão chegar em breve à tua conta.

O segredo do negócio do Facebook está em parte no controlo q.b. que mantém sobre os nossos dados. O Facebook anunciou esta semana, depois do escândalo do Cambridge Analytica Files, que vai simplificar as ferramentas de privacidade (mais uma vez), tornando-as não só mais simples mas também fáceis de encontrar.

“Os acontecimentos da semana passada mostraram que ainda há muito a fazer para o Facebook aplicar as suas políticas e ajudar as pessoas a perceberem como funciona, assim como as opções de escolha ao seu dispor relativamente aos seus dados. O Facebook percebeu claramente que as definições de privacidade e outras ferramentas importantes são difíceis de encontrar e que tem de fazer mais para manter os utilizadores informados, refere a empresa em comunicado. A maioria destas atualizações estava já a ser trabalhada há algum tempo, mas os acontecimentos dos últimos dias reforçaram ainda mais a sua importância.”

Novas definições de conta

Entre as novidades, encontra-se um redesenho das definições da nossa conta de Facebook na app móvel da rede social. Ao invés de as definições estarem distribuídas por quase 20 ecrãs diferentes, estão agora acessíveis num único lugar.

À esquerda, as antigas definições de conta. À direita, o novo design

Novos atalhos de privacidade

Em 2014, o Facebook introduziu um atalho para as definições de privacidade mais importantes quer no desktop, quer nas apps móveis. Agora anunciou uma reorganização desse ecrã, que passa a ser mais explicativo e visual. A partir dos atalhos de privacidade, os utilizadores podem activar opções de segurança para a sua conta, como a autenticação de dois factores, que permite que todos os acessos à conta tenham de ser autorizados com uma password e confirmados depois com um código enviado por SMS; eliminar publicações antigas; cancelar pedidos de amizade enviados; alterar quem vê o conteúdo que partilham e as suas informações no perfil; etc.

O novo aspecto dos atalhos de privacidade

Aceder à tua informação

O Facebook vai lançar ainda uma nova forma de os utilizadores acederem, descarregarem e até apagarem os dados dos servidores da rede social. “É importante saber que dados o Facebook recolhe e usa, mas é ainda mais útil que os utilizadores consigam ver e gerir a sua própria informação. Há quem queira apagar informação que partilhou no passado, há quem seja apenas curioso e queira verificar que informação é que o Facebook tem”, lê-se no comunicado da empresa.

Através do “Access Your Information”, os utilizadores poderão ver tudo o que fizeram no Facebook – publicações, gostos e reacções, comentários, pesquisas, mensagens, amigos e seguidores, grupos, eventos, etc. – e apagar o que já não querem que apareça no seu perfil ou que esteja nos servidores do Facebook. Poderão também a partir deste painel fazer o download de toda a informação partilhada no Facebook“em última análise, os dados pertencem a cada utilizador”.

A simplificação das ferramentas de privacidade estará disponível para todos os utilizadores do Facebook em breve, pelo que não estranhes se ainda não tiveres estas novidades na tua conta.