Ctrl+Alt+Delete: se tivesses um atalho para acabar com os maus hábitos?

Estes comandos simples permitem executar tarefas intuitivamente, sem ter de percorrer menus, mas será que nos podem ajudar noutras áreas da nossa vida?

A um software ou gadget novo segue-se uma investigação detalhada para perceber de que atalhos vamos tirar partido. Quer queiramos, quer não, estes pequeno combos de teclas ganharam uma relevância no nosso dia-a-dia e hoje é praticamente impossível imaginar-nos a vida sem copy/paste de modo global – ou sem Ctrl+Alt+Delete no sistema operativo da Microsoft.

Estes comandos simples permitem executar tarefas intuitivamente, sem ter de percorrer menus, mas será que nos podem ajudar noutras áreas da nossa vida? A resposta pode ser sim. Podemos usá-los como mnemónicas para outros contextos onde nos dão jeito, sem grandes alterações, pelo menos o Ctrl+Alt+Delete.

Pensa nessas palavras mágicas… consegues perceber onde te dariam jeito? Tal como no ambiente digital, podem ser a solução para aqueles programas que não respondem à tua vontade, isto é, para aqueles comportamentos que pelos quais tens por puro vício, sem estarem dependentes da tua força de vontade.

A ideia é usar a combinação como forma de abordagem ao dia a dia, dividindo o processo em três passos auto-explicativos.

  • Ctrl: é a fase número um do processo: ter controlo. Ter controlo significa, por um lado, ter consciência, e por outro deixar de lado as influências que terceiros possam ter em determinado capítulo. Cada comportamento é exclusivamente nosso e é preciso que o controlemos.
  • Alt: mais uma vez, o atalho acaba por se explicar a si próprio. Carregar no Alt é procurar alternativas. Normalmente diz-se que a melhor forma de acabar com um hábito é criar outro melhor e é isso que determina este passo, alternar entre hábitos de modo a criar um quotidiano saudável e com o qual te sintas bem.
  • Delete: a fase de Delete é, no final de contas, a da arrumação. Depois de garantir o controlo do teu espaço e pensares nos hábitos alternativos ao que queres eliminar, deves apagar os estímulos negativos ou que te lembrem o comportamento nocivo.

A técnica do Ctrl+Alt+Delete parece ter funcionado com Leon Ho, fundador do site Lifehack, que criou 2005 para partilhar pequenos hacks de produtividade que vieram a tornar a sua vida mais fácil e saudável.