Câmara disponibiliza mapa dos condicionamentos de trânsito em Lisboa

Uma parceria entre a autarquia e a Waze da qual qualquer pessoa pode beneficiar.

Seja devido a obras, provas desportivas ou cortes de via por outras razões, o trânsito em Lisboa pode ficar temporariamente condicionado em determinadas artérias. Para ajudar cidadãos, operadores de transporte, empresas de logística e outros, a planear melhor os seus percursos, evitando zonas onde o trânsito esteja cortado ou restricto, a Câmara Municipal disponibilizou de forma aberta um mapa de todos os condicionamentos existentes em dado momento.

O mapa, disponível aqui, resulta de uma colaboração entre a autarquia e a Waze e permite integrar, em tempo real, nas diversas aplicações móveis de planeamento de rotas (Waze, Google Maps, Citymapper…), os condicionamentos de trânsito existentes e previstos na cidade, de forma precisa e rigorosa.

Com esta iniciativa, a Câmara pretende melhorar a mobilidade da cidade e reforçar também a sua política de dados abertos, pela qual é já um exemplo a nível nacional. Dados abertos são dados que são todos, que todos podem editar e utilizar, criando inovação em cima deles. Através do portal Lisboa Aberta, é disponibilizada de forma livre e gratuita variadíssima informação sobre a cidade, desde o alojamento local existente na capital aos declives das ruas, que qualquer um pode descarregar e utilizar nos seus projectos.

Além do Lisboa Aberta e do mapa de condicionamentos de trânsito, o município disponibiliza outros mapas na área da mobilidade, como é o caso das estações da Gira, do estacionamento da EMEL e da futura rede ciclável da capital.