Chrome Music Lab: um laboratório musical gratuito e aberto no teu browser

O Chrome Music Lab é um conjunto de aplicações musicais com um lado divertido e outro educativo. Estão disponíveis em código aberto.

Google Chrome Music Lab

Não é por estar ocupada a fazer os produtos e serviços que muitos de nós usam que não lhe sobra tempo para algumas experiências com tecnologias disponíveis online. O Chrome Music Lab, lançado em 2016, é um laboratório digital (e gratuito) onde podes experimentar fazer música, aprendendo conceitos e técnicas como ritmo, melodia, ondas sonoras, etc.

O Chrome Music Lab é um conjunto de aplicações com um lado divertido e outro educativo. A ideia, lê-se no website, é tornar a aprendizagem musical mais acessível através da experimentação. A Google diz que o seu Chrome Music Lab pode ser utilizado por professores nas salas de aula para ajudar os alunos a explorar a música e as suas ligações à ciência, matemática e arte. Disponível aqui, funciona em qualquer browser.

Na verdade, no Chrome Music Lab, tens disponíveis experiências como o Oscillators, onde podes esticar e esmagar diferentes personagens geométricas para aprender mais sobre frequências de som, o Sound Waves, que ilustra como as vibrações sonoras viajam através do ar, o Rhythm, que te permite descobrir diferentes ritmos com diferentes conjuntos de instrumentos, o Spectrogram, que mostra a energia transmitida por uma flauta, harpa ou assobio num espectrograma, ou o Voice Spinner, através do qual podes experimentar distorcer a tua voz.

Uma das mais recentes experiências partilhadas no Chrome Music Lab é o Sound Maker, que te dá um conjunto de instrumentos à escolha para poderes compor uma música com vários níveis de complexidade e criatividade. Podes personalizar coisas como tempo, escala, faixa de oitava e batidas por barra, e no final reproduzir a tua música e partilhá-la com um link.

Todas as experiências no Chrome Music Lab foram desenvolvidas com tecnologias disponíveis na web, como o Web Audio API, o WebMIDI e o Tone.js. Esta ferramenta da Google pode ser utilizada sem registo, de forma livre e gratuita, estando disponível em código aberto no GitHub. Se fores programador, podes, então, usar o que já existe no Chrome Music Lab para desenvolver outras experiências e ideias.